Mais nova indústria de rações no mercado brasileiro, a mineira SCL Pet iniciou operações em Minas Gerais, em dezembro do ano passado, e agora já expandiu suas bases para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Com sede em Sacramento (MG), no Triângulo Mineiro, a fabricante surge da sólida trajetória da SCL Agro, que acumula 30 anos de experiência no mercado de nutrição animal.
“O mercado pet já vinha crescendo dois dígitos há vários anos. Porém, após a pandemia, o crescimento explodiu, criando um nicho de oportunidades muito maior tanto no e-commerce como na venda direta e distribuição”, comenta Everton Leonardo Cardoso, head da divisão Pet Food na SCL (foto).
Em 2023, segundo dados do Instituto Pet Brasil (IPB), o setor movimentou R$ 68,7 bilhões e cresceu 14% em relação ao ano anterior, o que ajudou a firmar o país como terceiro maior do mundo em receita.
Nova indústria de rações aposta em duas marcas
Em entrevista exclusiva ao Panorama PetVet, Cardoso reiterou os planos da nova indústria de rações, com foco em duas marcas. A Goodie reúne produtos para cães, filhotes ou adultos de pequeno e médio/grande porte, além de uma linha para gatos, filhotes e adultos, com formulação sem corantes e aromatizantes artificiais.
Já a ProBem conta com rações para cães filhotes e adultos de pequeno, médio e grande porte e duas opções para gatos adultos e gatos castrados. Seus produtos possuem ingredientes com benefícios funcionais, além de um diferencial: 3% do volume vendido destina-se a instituições de causas animais, incluindo ONGs nas cidades mineiras de Uberaba, Uberlândia e Sacramento. Ambas as marcas têm tamanhos de embalagens variados para cada necessidade.
“O mercado de rações para pets representa cerca de 75% do faturamento médio de um ponto de venda no canal especializado. Embora a concorrência seja grande, o potencial de crescimento é igualmente considerável”, conta. A empresa também está atenta aos mercados complementares, que representam 25% do faturamento, como acessórios, tapetinhos, petiscos, higiene e medicamentos. Há planos futuros de lançar novos produtos nessas categorias.
Como funcionam as operações da SCL Pet
Com apenas seis meses desde o lançamento, são produzidas mensalmente em torno de 100 toneladas de ração das marcas Goodie (premium) e ProBem (premium especial). A expectativa é atingir de 1.600 a 1.800 toneladas mensais em até quatro anos.
Mas Cardoso reconhece os desafios do desenvolvimento de uma marca no competitivo mercado de rações. “Estamos investindo na motivação dos clientes e o volume de vendas é uma consequência dessa positivação. A cada mês, crescemos 25% na nossa carteira e na área geográfica. Inicialmente atuávamos no Triângulo Mineiro e no interior de São Paulo. Hoje, já estamos no Rio de Janeiro e na capital paulista”, ressalta.
Em 2024, a empresa planeja consolidar suas operações nesses três estados, visando a alcançar 426 toneladas em vendas. Para 2025, a SCL Pet pretende expandir atuação para o Nordeste, Sul e Centro-Oeste.
Parcerias estratégicas para fortalecer a presença das marcas
A SCL Pet mantém parcerias com cerca de 300 pet shops, clínicas veterinárias e ONGs, efetuando vendas B2B por meio de uma equipe de vendedores e representantes. Conta também com uma rede de distribuidores nos três estados onde atua. Além disso, está presente no Martins Atacadista com um marketplace especializado para atender às necessidades dos lojistas.
A equipe de vendas da SCL Pet oferece consultoria especializada, com orientações estratégicas e treinamento técnico para maximizar as vendas dos lojistas parceiros.