Quando se trata de segurança, os cães de guarda são aliados incomparáveis. Conhecidos por sua lealdade, instinto protetor e coragem, essas raças se destacam por sua habilidade em proteger suas casas e famílias. Mas cada raça possui características únicas. Ao portal Metrópoles, o veterinário Pedro Ilha elencou as melhores raças para esse papel.
8 raças de cães de guarda
Pastor belga malinois
Essa raça é considerada a mais inteligente do mundo. Por ser leve, forte e ágil, é uma raça bastante utilizada pela polícia. “Para se ter um cão desse, é necessário espaço para fazer o animal gastar energia”, alerta o profissional.
Doberman
Os dobermans já foram cães policiais, mais acabaram perdendo espaço para os malinois. Mesmo sendo extremamente afetuoso com a família humana, esse cão não gosta muito de desconhecidos.
Cane corso italiano
Essa raça, que já foi utilizada para caçar javalis, também faz guarda. São animais robustos, fortes e imponentes. Além de superprotetores, são leais aos seus tutores.
Rottweiller
Esses cachorros são considerados extremamente inteligentes e carinhosos com a família. Por ser de grande porte, essa raça precisa de bastante espaço para viver.
Pastor alemão
Muito conhecido por ser cão policial, o pastor alemão também se destaca pela lealdade, inteligência e instinto de guarda extremamente aguçado.
Schnauzer gigante
Essa raça originada da Alemanha desempenha habilidades na condução e proteção de rebanhos de gado. “É um cão extremamente imponente e resistente. Já foi muito utilizado pela polícia alemã”, conta.
Dogue canário
Pets das Ilhas Canárias, na Espanha, são robustos, fortes e têm instinto de guarda aguçado. “São conhecidos por serem bastante corajosos e seguros de si”, diz Ilha.
Dogue alemão
Assim como o cone corso, o dogue alemão também foi utilizado para caçar javalis e se tornaram cães de guarda e companhia. Além disso, é reconhecido como o maior cão do mundo e pode executar muito bem o papel de protetor, desde que seja bem treinado para a função.