Indústria de ração estimula mercado pet na Índia

Pet food deve atingir R$ 4 bilhões no país mais populoso do mundo

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MERCADO PET NA ÍNDIA
Foto: Freepik

O mercado pet na Índia vem crescendo consideravelmente na última década. Especialistas do setor atribuem esse avanço não só por conta do aumento da posse de animais de estimação, mas também à urbanização e ao crescimento da renda média no país. Com maior poder aquisitivo, os tutores indianos estão mais dispostos a investir na saúde e conforto dos pets, fomentando a demanda por produtos e serviços premium e super premium.

Em 2023, o setor pet indiano movimentou US$ 9,95 bilhões (cerca de R$ 57 bi). Em comparação, o Brasil, terceiro maior mercado pet global, alcançou R$ 68,7 bi. A China ficou em segundo lugar, com US$ 83 bi (aproximadamente R$ 480 bi), enquanto os Estados Unidos lideraram com US$ 145 bilhões (R$ 840 bi).

Quantidade de cães e gatos de estimação
(em milhões)

MERCADO PET NA ÍNDIA
Fonte: Instituto Pet Brasil, Forbes, Dogster e Statista

Indústria de ração estimula mercado pet na Índia

O segmento de pet food é destaque na Índia, assim como no Brasil. Segundo o último relatório da Research and Markets, o mercado de alimentos para animais de estimação no país mais populoso do mundo está estimado em US$ 843,89 milhões (R$ 4 bilhões) para 2024 – cerca de 70% do total do setor. A previsão é atingir US$ 1,98 bi (R$ 11,5 bi) até 2030. Esse crescimento reflete uma tendência mundial – tutores estão cada vez mais conscientes das necessidades nutricionais dos pets.

A preferência por opções saudáveis e sustentáveis é notável entre os consumidores indianos, que buscam produtos naturais e com ingredientes de alta qualidade, como grãos integrais, vegetais e proteínas de origem orgânica. Alimentos funcionais e terapêuticos, enriquecidos com probióticos, ácidos graxos ômega, glucosamina e antioxidantes, também têm atraído tutores de pets com necessidades específicas de saúde, como alergias, obesidade e doenças renais.

Já o segmento de produtos para pets representa cerca de 20% do mercado, e inclui itens como coleiras, guias, camas e brinquedos. A Euromonitor projeta que essa categoria alcance US$ 0,5 bi até 2025 (R$ 5,7 bi). O mercado de serviços para pets, que abrange banho e tosa, cuidados veterinários, passeios, creches e hotéis, deve atingir o mesmo valor até o final do próximo ano.

5 empresas que lideram o mercado pet na Índia

  1. Mars International Índia
  2. Nestlé Índia
  3. Himalaya Drug Company
  4. Drools Pet Food
  5. Venky’s Índia

Fonte: Pet Food Industry

Tendências no e-commerce

Com a pandemia da Covid-19, as empresas ampliaram investimentos em plataformas online para comercializar produtos voltados aos pets. Além disso, criaram estratégias de marketing digital, como campanhas nas redes sociais e parcerias com influenciadores, para criar conexão com o público e, consequentemente, construir fidelidade à marca.

Atualmente, apenas 20% de rações e petiscos para pets são comprados online na Índia, e o restante é adquirido em lojas locais ou supermercados. Especialistas acreditam que esse cenário tende a mudar em breve, seja por conta da conveniência de não ter que se deslocar, seja por conta dos preços competitivos ou na vasta seleção de produtos que muitas vezes não está disponível em lojas físicas.

No Brasil, a compra de produtos pet continua crescendo, indica dados da Neotrust, consultoria especializada no monitoramento da jornada de consumo. Apenas no primeiro trimestre deste ano, o segmento faturou R$ 1,3 bilhão. O movimento é recorde para o período e representa um avanço de 3,2% sobre o intervalo de janeiro a março de 2023.

Mercado pet na Índia
Faturamento: R$ 57 bilhões em 2023
Faturamento do segmento de pet food: R$ 4 bilhões em 2024
Nº de cães e gatos: 35,5 milhões

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