A vacinação de coelhos de estimação é um aspecto fundamental para garantir a saúde e o bem-estar desses adoráveis animaizinhos. Assim como cães e gatos, eles também precisam de cuidados preventivos para evitar doenças graves e, muitas vezes, fatais.
Existem duas vacinas obrigatórias para esses roedores que podem variar de um país para o outro. A seguir, saiba a importância da prevenção de doença e conheça as principais vacinas para esse pet.
Importância da vacinação de coelhos de estimação
A vacinação dos coelhos é muito importante para mantê-los saudáveis. Afinal, as doenças contra as quais são vacinados são altamente contagiosas e, em muitos casos, fatais.
Quais vacinas os coelhos devem tomar?
Vacina contra mixomatose
A mixomatose é uma infecção provocada pelo vírus da mixomatose e todas as espécies de coelhos podem ser infectados.
A transmissão pode ser por contato direto ou indireto, por meio de mosquitos ou outros insetos e por forragem infectada. Seus principais sintomas são nódulos nos tecidos subcutâneos, além de febre, corrimento nasal e inflamação das pálpebras.
É uma doença fatal e a maioria dos coelhos afetados morrem em cerca de duas semanas, já que não conseguem se alimentar devido ao enorme inchaço.
Vacina contra hemorragia viral
A doença hemorrágica viral do coelho (DHV) também é uma doença fatal. Os coelhos morrem subitamente ou dentro de poucas horas sem apresentar qualquer sintoma. A doença é transmitida por contato com coelhos infectados e por meio de insetos ou objetos, como comedouro.