Dia Nacional do Vira-Lata: a importância da adoção responsável

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp
dia nacional do vira-lata
Foto: Canva

Hoje, 31 de julho, é comemorado o Dia Nacional do Vira-Lata, termo usado para apelidar carinhosamente cães e gatos sem raça definida (SRD), provenientes de uma mistura de raças.

A data tem como principal objetivo de promover a adoção responsável desses animaizinhos que tanto amamos.

Conforme divulgado pelo Panorama PetVet, a população de pets no Brasil aumentou mais de 5 milhões em apenas um ano. É o que aponta um levantamento realizado em parceria pela Abinpet e pelo Instituto Pet Brasil. Segundo os indicadores, o país terminou 2023 com aproximadamente 160,9 milhões de animais de estimação, contra 155,7 milhões em 2022.

A seguir, conheça mais sobre os animais vira-latas e saiba a importância da adoção responsável.

Cinco curiosidades sobre o vira-lata

Fortes e longevos

Esses peludos, assim como outras raças, também exigem cuidados veterinários e vacinas, mas são menos propensos a uma série de doenças graves e degenerativas.

A expectativa de vida de um cão vira-lata, por exemplo, está vinculada as condições de vida da mãe, as raças envolvidas na árvore genealógica e os cuidados adequados com os filhotes recém-nascidos.

Normalmente, um cãozinho de porte pequeno ou médio, pode ultrapassar até os 18 anos de idade. Enquanto um cachorro de porte grande consegue apagar as velinhas do 15° aniversário.

100% brasileiros

Os cães SRD são originalmente do Brasil. Nos outros países, os animais de várias raças misturadas são chamados de mixed breed. Por isso, os verdadeiros e autênticos vira-latas existem apenas por aqui.

Favoritos da família

Recentemente, uma pesquisa realizada pela VetFamily e OnePet ranqueou as raças de cães e gatos mais queridas no país. E adivinha: os pets sem raça definida, como os famosos “caramelos”, lideraram o ranking.

Resistentes às doenças genéticas

Os animais sem raça definida são resultado de uma mistura genética e, quanto maior for essa diversidade genética, menor a carga genética herdada por eles.

Isso pode torná-los mais resistentes às doenças genéticas. Mas isso não significa que são imunes a elas, viu? Portanto, leve seu bichinho ao veterinário regularmente e mantenha o calendário de vacinação em dia.

Características únicas

A mistura das raças influencia diretamente na aparência física dos vira-latas. Ou seja, cada pet é único em todos os sentidos.

Adoção responsável de vira-latas

Na avaliação da gerente de marketing de Pet Health da Elanco Saúde Animal, Roberta Paiva, um dos motivos que agrava o abandono de animais é a falta de conhecimento sobre o processo de adoção e seus impactos reais na vida do tutor e do pet.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS