População de pets cresce mais de 5 milhões no Brasil

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp
POPULAÇÃO DE PETS,
Foto: Panorama PetVet

A população de pets no Brasil aumentou mais de 5 milhões em apenas um ano. É o que aponta um levantamento realizado em parceria pela Abinpet e pelo Instituto Pet Brasil. Segundo os indicadores, o país terminou 2023 com aproximadamente 160,9 milhões de animais de estimação, contra 155,7 milhões em 2022.

Todas as espécies de pets monitoradas pela pesquisa apresentaram crescimento. Apesar de os cães continuarem sendo os animais domésticos mais populares no Brasil, com um aumento de 60,5 milhões para 62,2 milhões, foram os gatos e outros animais de menor porte que mais se destacaram na pesquisa. O contingente de felinos teve um salto de 7,6%, enquanto o volume de espécies como chinchilas, hamsters e tartarugas-tigre-d’água avançou 5,4%.

Na avaliação de Caio Villela, presidente-executivo do IPB, esse movimento reflete a mudança no perfil das famílias brasileiras. “Os números reforçam a ideia de que a urbanização e verticalização das cidades, com famílias menores, ampliam a procura por bichos de pequeno porte e que demandam menos recursos financeiros e de tempo”, avalia.

Quantidade de pets em milhões

POPULAÇÃO DE PETS,
Fonte: Abinpet e Instituto Pet Brasil

 

População de pets no Brasil firma-se como 3ª do mundo

O incremento da população de pets consolida o Brasil como terceiro maior do mundo nesse quesito. O país só perde para China e Estados Unidos. De acordo com os últimos indicadores da consultoria alemã GFK, as duas maiores potências econômicas do mundo totalizam em torno de 289 milhões e 226 milhões de animais de estimação, respectivamente.

Considerando a proporção de pets por habitante, o Brasil também ocupa a terceira colocação – 76% da população tem pelo menos um animal em casa, contra 82% da Argentina e 81% do México.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS