Dia do Adestrador: a importância dos treinos para cães

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp
dia do adestrador
Foto: Canva

O Dia do Adestrador é celebrado nesta terça-feira (5). A data visa homenagear os profissionais que se dedicam a educar e treinar nossos amigos de quatro patas. A seguir, saiba mais sobre profissão e a importância dela para nossos animais de estimação.

Dia do Adestrador: importância da profissão

Os adestradores desempenham muito mais que ensinamento de truques. Eles ensinam técnicas para o bem-estar mental e físico dos animais e promove uma convivência harmônica entre humanos e cães.

O adestrador compreende o comportamento canino, treinando obediência com comandos, desenvolvendo e melhorando habilidade e corrigindo questões problemáticas no convívio.

Segurança

O treinamento adequado é essencial para garantir a segurança tanto dos cães quanto das pessoas ao redor. Um cachorro bem treinado desde cedo tem menos chance de se envolver em situações de risco.

Comunicação

O adestramento também facilita a comunicação entre o pet e o tutor, fortalecendo a relação.

Redução do estresse

Os animais com comportamento inadequado podem ser fonte de estresse para os tutores. Dessa forma, os adestradores contribuem na correção desse comportamento.

Apoio na adoção

Os adestradores desempenham um papel fundamental ao preparar os cachorros para a adoção, aumentando a chance de encontrar lares afetuosos e permanentes.

Como melhorar o convívio com meu animal de estimação?

A Nutrire separou algumas dicas para melhorar a relação com o pet.

Aprendizado contínuo

Dedique um tempo para entender o porquê do comportamento do cachorro e para aprender técnicas de treinamento. Quanto mais você o conhece melhor será a interação com o pet.

Reforço positivo

Nesses momentos de interação, ofereça reforço positivo, como elogios, carinhos e recompensas para incentivar o bom comportamento. Evite utilizar punições, isso pode prejudicar a criação do vínculo.

Exercício físico e mental

Os cachorros precisam de estímulos tanto mentais quanto físicos. Brincadeiras, passeios e brinquedos interativos são as melhores opções para manter o bichinho feliz e saudável.

Consistência

Mantenha sempre as mesmas regras e comando ao interagir com o cãozinho, isso ajuda e facilita na compreensão para responder.

 

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS