Como se conectar com seu animal de estimação

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

se conectar
Foto: Freepik

Quer se conectar com seu animal de estimação, mas está com dificuldades? O Panorama PetVet separou algumas dicas de como criar um laço com seu bichinho.

Dicas para se conectar com seu animal de estimação

Para criar e fortalecer a relação com seu pet, é importante lembrar que os animais também entendem as nossas “linguagens do amor”. Segundo informações do portal UOL, aproveitar juntos os momentos da alimentação, do banho e de passeios são excelentes oportunidades para se aproximar do peludo. Palavras de afirmação, como elogios, também ajudam a deixar cães e gatos felizes e confortáveis com seus tutores.

O toque físico, podendo ser através de carinhos, brincadeiras ou de escovação, também é considerado uma forma de fazer os animais se sentirem amados.

No caso dos bichinhos recém-adotados ou que sofreram maus-tratos, o toque físico pode não ser a primeira opção para criar a relação, pois muitos têm medo de humanos e evitam o contato.

O professor Thiago reforça que, nesses casos, a aproximação deve acontecer aos poucos. “É preciso respeitar o limite de proximidade que o animal nos permite, pois isso define até onde podemos ir”, explica.

O adestrador Ricardo de Pauli complementa que o tutor não deve forçar a interação. Segundo ele, “é melhor esperar eles virem até a gente, tentar nos abaixar na mesma altura deles, oferecer comida, deixar eles cheirarem e só oferecer carinho se eles permitirem”.

Atenção com carinho exagerado

Por mais que nosso amor pelos animais seja enorme, os exageros nos cuidados podem ser um problema. Por isso, não ofereça petiscos toda hora e nem vista roupas e sapatos se o pet demonstrar desconforto.

O uso de perfumes, embora seja comum em pet shops, também pode ser irritante, já que os animais têm o olfato extremamente sensível. O ideal é encontrar equilíbrio e permitir que os animais expressem seus instintos naturais, como correr, brincar e rolar.

 

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS