A indústria de roupas para cães tem crescido nos últimos anos, impulsionado pelo fato de que os animais de estimação são considerados verdadeiros membros da família. No entanto, surge a dúvida: será que a vestimenta é realmente necessária?
Roupas para cães tem mesmo utilidade?
Atualmente, muitos tutores vestem seus animais de estimação por motivos estéticos, sem considerar necessariamente as condições climáticas.
Há veterinários que alertam para o possível desconforto causado pelo uso desses itens, que podem restringir a liberdade de movimento ou interferir na capacidade natural de regular a temperatura corporal. Além disso, criticam o uso excessivo dessas vestimentas.
Já outros profissionais recomendam o uso de roupinhas, mas só em dias frios para evitar possíveis doenças, como gripe e pneumonia, e especialmente em animais de pelo curto.
O importante é entender que cada animal é único. Ou seja, enquanto alguns gostam de vestir roupas, outros podem ficar desconfortáveis e estressados.
O que fazer para meu pet se acostumar com a roupa
É a primeira vez que vai vestir seu amigo peludo? Faça isso em sessões curtas, sempre oferecendo recompensas, como petiscos e muitos elogios. É preciso associar a experiência de maneira positiva.
Caso seu pet continue resistindo, procure outras maneiras de mantê-lo aquecido: considere o uso de cobertores e uma caminha aconchegante. Com certeza ele ficará confortável.