As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Sebrae lança programa de capacitação do mercado pet

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

mercado pet
Foto: Freepik

Em uma iniciativa inédita, o Sebrae Rio de Janeiro lançou um programa exclusivo para capacitação de empreendedores do mercado pet. O projeto vai ao encontro de uma perspectiva otimista da própria entidade, que aposta em crescimento de 87% na receita acumulada do setor até 2026.

Conforme as diretrizes do edital do projeto, 60 empresas do setor terão a oportunidade de participar do projeto, o que abrange pet shops, prestadores de serviços como pet sitter e clínicas veterinárias. Com formato híbrido e uma duração de oito meses, de abril a novembro deste ano, serão oferecidos capacitações, consultorias e ações de mercado.

As inscrições estarão abertas até o dia 29 de março. No dia 1º de abril, o Sebrae anunciará as 60 empresas selecionadas. O início do programa está agendado para 9 de abril.

Cenário do mercado pet no Rio de Janeiro

Atualmente, 97% das 20,2 mil empresas no mercado pet no estado são classificadas como pequenos estabelecimentos, abrangendo 12,6 mil microempreendedores individuais (MEI), 5,9 mil microempresas e mil empresas de pequeno porte.

Desse contingente, 38% estão concentrados na cidade do Rio de Janeiro, 16,5% na Baixada Fluminense e 13% na região Leste Fluminense. No ano passado, foram abertas 3,4 mil novas empresas no setor, evidenciando um crescimento de 7,6% em comparação a 2022. Em nível nacional, estima-se que existam mais de 285 mil empresas voltadas para o segmento pet, segundo o IBGE.

Quem pode se inscrever?

Podem se inscrever microempreendedores individuais (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte com sede ou filial na cidade do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense, que estejam atuando no setor pet/vet e possuir faturamento anual de até R$ 4,8 milhões. Além disso, é preciso ter disponibilidade para participar das capacitações coletivas e individuais no prazo estabelecido.

Atividades relacionadas à adoção de animais domésticos e criação de animais para venda não estão contempladas. O valor do curso é de R$ 600 e pode ser parcelado em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito. Para acessar o editar do projeto, acesse aqui.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS