
Dependência emocional em cães é uma questão frequente entre tutores. É natural desenvolver um forte apego aos nossos animais de estimação, pois o laço emocional entre nós e os peludos é profundo e leal. No entanto, é necessário manter um equilíbrio saudável para evitar que o pet se torne excessivamente dependente emocionalmente de você.
O que é dependência emocional em cães?
A dependência emocional ocorre quando os animais desenvolvem uma necessidade excessiva de atenção e apego pelo tutor. Isso pode resultar em comportamentos como ansiedade de separação intensa, agitação quando estão sozinhos e recusa em interagir com outras pessoas ou pets.
Como lidar com pets dependentes?
Não seja protetor excessivo
Assim como os filhos precisam aprender a lidar com a vida adulta, é fundamental permitir que seu animal desenvolva independência.
Não faça festas
Após algumas horas longe do pet, é natural sentir saudade. No entanto, fazer uma grande festa ao reencontrá-lo pode levar o animal a associar felicidade apenas aos momentos em que você está presente. Por isso, ao chegar em casa, entre de forma tranquila e dê atenção para o pet somente quando ele estiver calmo.
Não fique próximo na hora da refeição
Ajudá-lo a se alimentar ou insistir para que coma enquanto você está por perto pode condicioná-lo a se alimentar apenas na sua presença. O ideal é disponibilizar ração e, se o seu bichinho não comer em 30 minutos, retire o potinho e ofereça novamente na próxima refeição.
Evite chamá-lo toda hora
Evite chamar seu cachorro constantemente. Se ele se afastar espontaneamente, não o chame de volta. Ele saberá procurá-lo quando precisar. Reserve os chamados para situações especiais.
Não durma com o animal
Dormir com o pet pode agravar a dependência emocional. Tente não fazer isso todas as noites; ocasionalmente está liberado.
Acostume-o ao convívio com outras pessoas
Se seu cão só aceita passear e ser cuidado por você, incentive-o a conviver com outras pessoas para que aprenda a confiar nelas. Uma boa ideia é levar petiscos durante os passeios e pedir para que a pessoa escolhida os ofereça ao pet.
Estabeleça rotinas de ausência
Ficar um pouco ausente pode ajudar o animal a se tornar mais independente. Comece com períodos curtos e aumente gradualmente. Assim, ele vai perceber que não precisa se preocupar ou ter medo, pois você sempre voltará para casa.
Enriquecimento ambiental
Ofereça brinquedos e atividades que estimulem o pet. Isso o manterá ocupado e distraído até o seu retorno.
Contato com outros pets
Encoraje seu pet a ter encontros saudáveis com amigos de quatro patas.