Coelho pode tomar banho? Esse pet consegue fazer a própria limpeza ao se esfregar e lamber as patinhas. A seguir, saiba como dar banho no seu orelhudo e tirar as sujeiras que ficam nos pelos.
Afinal, coelho pode tomar banho?
Por mais que os coelhos sejam higiênicos e realizam sua limpeza sozinhos, alguns resquícios de sujeira podem ficar nos pelos, sendo necessário que o tutor o ajude.
Mas é importante saber que esses animais não podem tomar banho com água! O contato direto com a água pode levar o peludo à hipotermia ou estado de choque. Além disso, algumas doenças de pele podem aparecer no coelho depois do banho.
Formas de dar banho em coelhos
Escovar os pelos do coelho
Para evitar a necessidade de dar banho a seco ou fazer a limpeza em regiões especificas, é recomendado escová-lo constantemente. A escovação diária faz com que os pelos não se embaraçam e as sujeiras, como poeira, não se acumulem.
Opte por escovas com cerdas macias para não machucar o fofinho e mantenha a higienização dela. Por mais que os coelhos adorem ser escovados, se você notar que seu pet fica mais agitado nessas horas, tente ir aos poucos e deixe ele se adaptar com o momento.
Banho a seco
Como forma de evitar que seu bichinho fique em estado de choque por conta do contato com a água, uma ótima opção é dar banho a seco em coelhos.
Se seu animalzinho de estimação estiver com sujeiras difíceis de sair, como lama ou fezes, utilize amido de milho e uma escova física para limpá-lo. Nesse caso, despeje o amido de milho na região que está suja e passe a escova em seguida. Repita o processo até o coelho ficar totalmente limpo.
Lavagem com algodão
Caso seu animal esteja com acúmulo de secreção, utilize algodão úmido para banhá-lo. Pegue uma bacia, e acrescente água e algumas gostas de shampoo próprio para a espécie. Mergulhe o algodão no recipiente e esprema para tirar o excesso de água.
Passe o algodão na área que deseja limpar. Depois desse processo, utilize um secador no modo frio para secar seu coelho de estimação.
Limpeza da região das glândulas odoríferas
As glândulas odoríferas têm a função de produzir suor, mantendo a temperatura do animal equilibrada. Nos coelhos, essas regiões estão localizadas próximas ao ânus, onde tende a acumular cheiro e secreção.
Para que o pet não fique com cheiro forte, é fundamental higienizar a região –pode usar o método do algodão para isso.