O cachorrinho yorkshire é um animal de estimação adorável, que rapidamente conquistou o amor de muitas pessoas pelo mundo. Devido à sua personalidade divertida e alegre, é um dos pets mais populares. O cão yorkshire terrier surgiu na Inglaterra no início do século 19. Operários escoceses praticavam caça com um pequeno terrier, às margens do rio Clyde.
A Revolução Industrial fez com que esses trabalhadores fossem para a Inglaterra, levando os cães junto com eles. Na América do Norte, eles só chegaram entre as décadas de 1870 e 1880. Segundo relatos, os terriers dessa época cruzaram com cães da raça skie terrier e maltês até chegar ao yorkshire atual. O objetivo, principalmente, era criar o melhor animal de companhia pequeno, mas também forte e ativo.
Cachorrinho yorkshire tem olhos expressivos e atentos
O cachorrinho yorkshire tem pelos longos e sedosos. A pelagem é dividida por uma risca que segue até o rabo, podendo alcançar o chão. O comprimento do pelo exige cuidado redobrado para evitar a formação de nós. A escovação deve ser diária. A pelagem ao redor dos olhos também pode crescer gradualmente e deve ser cortada para não cobrir a visão do pet.
Na vida adulta, o cão pode chegar a medir entre 20 cm e 22 cm, com peso variando de 2 kg a 4 kg. Os olhos escuros e brilhantes são bastante expressivos e o cachorrinho yorkshire realmente está sempre atento a tudo a seu redor.
Como descende de cães caçadores, o cachorrinho yorkshire mantêm essa característica de forma adaptada. Ele adora correr pela casa, explorando os menores espaços e, não raro, fazendo bagunça por onde passa. Reconhecida por ser uma raça bastante inteligente, lúdica, ativa e leal, o pet é fácil de treinar.
Doçura e teimosia
A natureza alegre do cachorrinho yorkshire não dispensa o tutor de dar atenção e planejar atividades para preservar o caráter alegre e o bem-estar do animal. Isso significa que o tutor deve reservar um bom período de tempo para passear diariamente e promover brincadeiras com o peludo. Embora seja reconhecido pelo temperamento dócil, ele pode, algumas vezes, se revelar teimoso. Treinamento e paciência são essenciais para educá-los adequadamente.
O adestramento do Yorkshire é muito importante para garantir que ele seja um bom cão de companhia. Comece com comandos básicos como sentar, deitar e ficar. Também é importante que ele saiba como exibir boa conduta quando anda nas ruas. Além disso, ele deve aprender limites para não ficar agressivo ou travesso.
O yorkshire é geralmente bastante saudável e vive de 12 a 15 anos. Mas cachorrinhos de pequeno porte precisam de cuidados para manter a saúde em dia. Algumas rotinas como verificar os ouvidos, dentes e unhas periodicamente devem ser observadas. Vacinação, vermifugação e visitas regulares ao veterinário completam a lista de medidas de prevenção de doenças.