Lamber o tutor é um dos atos de amor mais comuns na relação de um cão com quem ele ama. Quem nunca viu um cão lambendo seus familiares sem motivo algum, apenas por tentar se expressar, ou então após um bom grado como um agradecimento? Na verdade, não apenas o amor e o agradecimento podem ser transparecidos com essa forma de comunicação do pet. Os “lambeijos” tem uma capacidade muito maior de transmitir diversas mensagens que muitas vezes os tutores nem imaginam.
Pensando nisso, separamos alguns dos principais motivos pelos quais o cão tem o hábito de lamber o tutor. Será que ele sempre está apenas demonstrando amor, ou isso se estende a pedir alguma coisinha que lhe está faltando? Já adianto que são diversas possibilidades, você vai se surpreender. Confira a lista abaixo e entenda porque seu cão costuma tanto de lamber.
Principais motivos para o cachorro lamber o tutor
- Relação apegada e vínculo emocional
Este talvez seja o motivo mais próximo e que as pessoas acreditam que fazem um cão lamber o tutor. Isso está relacionado ao vínculo emocional que um pet tem com seu familiar, que já é alto e significa uma forma de ampliar ainda mais. É a tradicional forma de demonstrar amor e carinho, muito devido à situação da relação de ambos. Pode ser uma forma de se aproximar, ou de afirmar que ele te ama.
- Reconhecimento de líder
O convívio em matilha é uma das origens dos cães. Apesar de, enquanto animais de estimação, não viverem com este comportamento, muito do que era habitual na originalidade dos caninos fica evidente até hoje. E já é comprovado que, mesmo que com humanos, os cachorros representam cada pessoa de sua família como uma matilha. Normalmente, sempre uma pessoa é enxergada como líder dessa matilha, e por isso lamber o tutor se torna um símbolo de respeito.
- Submissão ao tutor
O comportamento também pode ser um significado de que o animal tem total respeito aos seus familiares. Lamber o tutor é uma forma do cão se mostrar submisso e respeito à “autoridade”. É como se fosse uma mistura de amor, carinho e que está pronto para fazer o que seu amado mandar, o que tendencia muito ao adestramento positivo.
- Necessidade de algo
Os “lambeijos” podem ser uma forma do cão comunicar alguma necessidade. Como eles não sabem falar, a comunicação é um ponto mais difícil para os amigos de quatro patas. Então, não apenas latir e chorar, mas lamber o tutor também pode significar que o cachorro está pedindo algo. Ele pode estar com fome, sede, querer passear, ou até precisar fazer xixi e cocô.
- Exploração sensorial
Como já sabemos, os cães utilizam a boca e o focinho para muitas tarefas do dia a dia. São como se fossem ferramentas para identificar tudo à sua volta. Sabendo disso, lamber o tutor pode transparecer também que o cachorro está tentando descobrir qual o gosto da pele de seu familiar ou então algum produto aplicado na pele. Geralmente, eles podem xeretar cremes, loções e perfumes que estiverem “intrusos” ali.
- Estresse e ansiedade
Os cães podem lamber o tutor como uma escapatória para o estresse e a ansiedade. Esta é uma estratégia utilizada para aliviar essas sensações, e é bastante comum no dia a dia dos animais de estimação. Podemos percebe-los lambendo as patas diversas vezes, que podem se reflexo disso, e neste caso não seria diferente com o seu humano.