As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Como saber se xixi e cocô do gato estão saudáveis?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

Cocô do gato

Para seguir à risca os hábitos de saúde e higiene dos pets, é ideal que o tutor se atente ao xixi e ao cocô do gato para saber se ele está saudável. Muitas vezes, as necessidades do felino podem indicar sobre sua saúde e seus comportamentos no dia a dia. Será que ele está urinando corretamente? Ou então, soltando as fezes no lugar correto? Nesse procedimento e checagem, a caixa de areia para gatos é fundamental, já que é ali onde o bichano encontrará sua conexão para esses momentos.

Sabendo que através da observação das necessidades nas caixas de areia é possível descobrir se há alguma possível doença no sistema urinário ou digestivo do felino, é necessário ligar o botão de alerta para esse assunto. Então, se você quer entender tudo sobre como está o xixi e o cocô do gato, fique com as dicas abaixo.

Confira regularmente xixi e cocô do gato

Sabendo que não são horários delimitados para que o gato faça suas necessidades, é indicado que o tutor crie uma rotina de observação para estar sempre de olho na caixa de areia. Assim, não apenas o cocô e o xixi serão vistos para entender se está tudo bem, mas a limpeza também pode ser feita constantemente. Os felinos são extremamente rígidos com a limpeza do local das necessidades, e caso ela esteja suja, as chances do bichano faze-las em lugares indevidos são altas.

Se o gato tiver mudanças bruscas na frequência em que faz xixi ou cocô, é indicado que o tutor procure um médico veterinário para identificar o que está causando essa diferença. Isso só pode ser percebido com uma observação regular, e assim a família irá perceber se está normal ou tem intervalos que não são comuns de suas necessidades.

Via de regra, os gatos urinam entre 2 a 5 vezes por dia. Já as fezes são liberadas por volta de 1 vez ao dia. Lembrando que isso varia de felino para felino, então, mais do que nunca, é necessário ficar atento às necessidades do seu amiguinho.

Como está a cor e a textura das necessidades do seu gato?

É importante que o tutor tenha no radar a cor e a textura do xixi e do cocô do gato na hora de observar a caixa de areia. Quando o animal está saudável, o xixi se encontra de coloração amarela clara, significando que o felino está se hidratando adequadamente. Se acontecer da urina escurecer, ou em casos mais graves, houver presença de sangue, o médico veterinário deve ser acionado o quanto antes.

Enquanto isso, o cocô do gato saudável indica uma consistência firme e relativamente sólida, mas também não dura e nem seca. Normalmente, elas são ejetadas em forma cilíndrica. Se as fezes estiverem líquidas, moles, muito duras, ou, assim como a urina, com presença de sangue, estas podem ser indicações de doenças mais graves como problemas digestivos. Também é necessário consultar um médico veterinário.

Caixa de areia deve ser espaçosa

É fundamental que, antes de qualquer coisa, o tutor escolha uma caixa de areia indicada para o animal. É uma forma também de dar maior qualidade ao xixi e ao cocô do gato, garantindo mais saúde e higiene. Ela deve ter tamanho adequado, espaçosa para que se movimente sem problemas no lugar. A caixa pode ser aberta, fechada, com peneira e com laterais altas – sendo que a altura das bordas também é considerável, já que facilita a entrada e saída dos gatos.

Existem modelos atuais que, mesmo que tecnológicos, podem ser um problema na checagem das fezes e urina, como a caixa de areia autolimpante. Neste caso, a caixa é peneirada automaticamente, não permitindo a análise das necessidades por parte do tutor.

São diversas opções de caixas de areia disponível para favorecer o xixi e o cocô do gato. Há caixas com argila, granulado de madeira, e areia sílica, por exemplo. Porém, isso é uma tarefa para o felino escolher: cada animalzinho pode ter uma avaliação diferente de cada material utilizado nas caixas, tanto em relação ao cheiro da areia, quanto à textura. Geralmente, a mais querida é a de areia granulada com base de argila por conta da facilidade na remoção das necessidades.

Para os tutores, as melhores opções são a sílica e a de madeira, já que duram por mais tempo e não sujam tanto a casa. Independente do material, é importante que a família limpe a caixa diariamente e remova todas as necessidades para evitar o mau odor e o desenvolvimento de maiores problemas.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS