Cuidados com os cachorros nos blocos de Carnaval
Especialista orienta como proteger a saúde e o bem-estar do seu bichinho durante a folia
Ainda é início de fevereiro, mas os blocos de Carnaval já estão saindo e agitando as ruas de várias capitais brasileiras. Mas é importante lembrar que essa festa pode ser desconfortável e até prejudicial à saúde dos pets. “Os cachorros são mais sensíveis a barulhos e podem se assustar com a aglomeração de pessoas. Os blocos de bairro, que são menores, podem ser uma opção de passeio interessante”, diz Thais Matos, veterinária da DogHero.
8 cuidados com os cães durante os blocos de Carnaval
Bloquinhos pet friendly
Antes de levar seu amigo de quatro patas para a folia, veja se o ambiente é favorável ao animal. Dessa forma, você evitará que o bichinho se assuste ou fique estressado com a aglomeração.
Atenção ao comportamento
Caso seu cachorro não seja sociável ou não tenha o costume de sair de casa, não force a situação. Postura curvada, orelhas abaixadas, pupilas dilatadas, rabo abaixado ou entre as patas traseiras são indicativos de algo não vai bem.
Identificação
Antes de sair com o animalzinho, certifique-se de que ele está firme na coleira ou na guia. Coloque uma plaquinha de identificação com o seu nome e telefone para facilitar a localização caso algum imprevisto aconteça.
Cuidado com o que ele come e pisa
Se você enxergar cacos de vidro, saia da região para evitar que o cachorro machuque as patinhas. Além disso, fique atento para o seu bichinho não comer confete, serpentina, purpurina e restos de comida.
Fantasias
Se for fantasiar seu cão, opte por uma roupa fresca, com tecido leve e confortável. Não utilize tintas, espumas ou glitter no animal.
Temperatura do chão
Antes de sair, verifique se o chão está muito quente com o seu pé descalço ou com a palma da sua mão. Caso não aguente o contato por mais de dez segundos, o seu cãozinho também não vai aguentar. Neste caso, ele não deve passear.
Hidratação
Se for festejar com seu cão, não esqueça de levar água fresca. Mesmo que ele não demonstre estar com sede, ofereça água e estimule o consumo dela.
Vacinas em dia
Antes de sair para comemorar o Carnaval, veja se o pet está com as vacinas em dia.