A venda de produtos para pets lidera o engajamento médio no Instagram, calculado a partir da soma de curtidas e comentários e compartilhamento das publicações. Os dados foram revelados pela Buzzmonitor, plataforma que monitora o desempenho das marcas nas redes sociais.
Números do mercado pet ajudam a explicar essa audiência. Estima-se que haja cerca de 168 milhões de animais de estimação no Brasil, o que posiciona o país em terceiro lugar no ranking global de faturamento no setor. Segundo dados da Abinpet, o país está atrás apenas dos Estados Unidos e da China. E a paixão pelos pets também se replica no ambiente online.
A Buzzmonitor realizou um mapeamento da presença das marcas do setor pet, bem como o volume de publicações de cada uma delas no Instagram. A análise considera exclusivamente os posts que fazem menção aos termos “pet”, “pets”, “animal de estimação” ou “bicho de estimação”.
No topo da lista destacam-se a Petz, com seis posts, seguida pela Special Dog e Hill Pets Brasil, ambas com cinco posts, além da Zoetis Pets Brasil, também com cinco posts.
Com relação ao engajamento médio, os posts que mencionam “cão” lideram com 16,3%, seguidos por “cat” com 12,1% e “gato” com 11,1%.
O engajamento médio de posts relacionados a compras é ainda mais expressivo, atingindo 28,7%. Isso indica que conteúdo sobre produtos e serviços para os animais de estimação desperta muito interesse entre os usuários da plataforma.
Os dados foram obtidos a partir da análise dos 500 posts com maior engajamento, durante o período de 1º de janeiro de 2024 a 6 de abril de 2024. O levantamento foi inicialmente publicado pelo portal Mundo do Marketing.