Usar jornal ou tapete higiênico para pet?


Tutor, na sua casa tem jornal ou tapete higiênico para pet? Essa resposta pode depender muito de onde a pessoa mora. Geralmente, quem mora em casa é acostumado com o animalzinho fazendo xixi e cocô na rua, durante os passeios, ou até em área indicada do quintal. Já famílias de apartamento convivem com a preocupação de encontrar algum lugar adequado para o cão fazer as necessidades e não prejudicar a higienização do ambiente.
No segundo caso, a família deve escolher um cantinho para que funcione como o banheiro do bichinho. E é aí que surgem as duas opções, que são recomendadas, mas dividem as opiniões dos tutores. Será que vale mais a pena utilizar o jornal para as necessidades? Ou então, o específico tapete higiênico para pet cumpre melhor esta função? Veja abaixo as vantagens e desvantagens de cada uma e ao fim terá a melhor decisão possível para sua casa.
Tapete higiênico para pet: quais os benefícios?
A composição do tapete higiênico para pet é semelhante a uma fralda descartável para bebês, incluindo uma camada de plástico que protege o entorno e impede qualquer vazamento, e um papel importante na absorção de qualquer líquido. Além disso são várias opções de tamanho que podem se encaixar em diversos lugares. Também suporta bastante líquido, e não requer troca constante, podendo ser alterado de dois em dois dias.
Por conta da tecnologia do material, as necessidades não permitem mau cheiro no ambiente, além de ser mais apresentável do que o jornal para ficar ao redor da casa. A única desvantagem esclarecida do tapete higiênico para cães é o seu valor: para comprar um pacote com 30 unidades, o tutor deverá desembolsar entre R$ 50 e R$ 80.
E o jornal para as necessidades do cachorro?
Uma forma mais tradicional de marcar onde o cão deve fazer xixi e cocô é utilizando o jornal. Ao contrário das vantagens e desvantagens do tapetinho, essa opção tem um valor extremamente inferior. Mas isso é explicado de acordo com as desvantagens, já que não tem a mesma tecnologia e as mesmas condições do outro produto, que é preparado especialmente para tal função.
O jornal não tem a capacidade de absorver as necessidades, requisitando o uso de muitas folhas para não entrar em contato com o chão. Outra coisa que torna o tapete higiênico mais indicado é o fato de ter a cor branca, tornando visível a cor da urina do cão para a família conseguir identificar algum problema. Mais importante do que as vantagens e desvantagens vale a decisão do tutor sobre qual dos dois utilizar.
Adaptando o cachorro ao tapete ou jornal
É válido ressaltar que, qualquer adestramento e costume para o pet manter para a vida deve ser incentivado durante a fase filhote. Isso porque estão aprendendo tudo, e de acordo com as normas impostas, têm mais facilidade para manter na mente. Mesmo assim, se o cachorro for adulto, nada impeça que ele também aprenda. Veja abaixo as dicas de como adaptar o cão a fazer cocô e xixi no lugar certo:
- Fique de olho no cão quando ele quer fazer as necessidades e o leve para o local que deseja que seja feito quando necessário;
- Sempre que o cachorro fizer xixi e cocô no lugar certo, dê um petisco ou faça festa para saber que fez algo certo;
- Enquanto filhote, proporcione uma área maior para faze-las. Assim, ele não errará o local onde é o correto.
Siga as dicas acima para indicar o local exato em que o xixi e o cocô devem ser feitos, seja no jornal ou no tapete higiênico para pet. Se mesmo após muita persistência, ainda não dê certo, o tutor pode optar pelo adestramento com algum profissional indicado.