Maior rede do varejo pet britânico usa IA para detectar fraudes

Agentes criados pela inteligência artificial auxiliam na detecção de fraudes e prescrição veterinária

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp
VAREJO PET BRITÂNICO
Foto: Freepik

Maior rede do varejo pet britânico, a Pets at Home vem investindo em inteligência artificial (IA) para alavancar o negócio. Atualmente, a companhia conta com 451 lojas físicas, 450 clínicas veterinárias independentes e serviços de tosa que atendem 17 mil animais por semana.

Em 2019, William Hewish assumiu o cargo de diretor de informações na empresa, referência em cuidados para animais de estimação, como cães, gatos, peixes, pássaros e répteis, no Reino Unido. Desde então, todas as operações têm passado por uma transformação digital significativa.

O executivo, então, enxergou a oportunidade de criar uma plataforma que se estendesse por todo o negócio omnicanal, unindo as lojas ao site, ao aplicativo de compras e às clínicas veterinárias.

Rede do varejo pet britânico aposta em tecnologia para crescer

Com Hewish no comando, a rede do varejo britânico criou uma plataforma que une os dados dos vários departamentos da empresa. Agora, passou a se concentrar no potencial da inteligência artificial adotando o Microsoft Copilot Studio para criar agentes para auxiliar as diferentes áreas do negócio. Um dos agentes desenvolvidos mais bem-sucedido foi aquele que ajuda os colaboradores na detecção de fraudes de varejo e transições suspeitas.

Além disso, a IA fornece aos funcionários insights mais rápidos e permite dimensionar e expandir os negócios, ao mesmo tempo em que melhora o serviço geral ao consumidor.

Já para os médicos veterinários, a tecnologia os permite focar no cuidado dos animais, e não em tarefas administrativas. “Usar IA nas clínicas é liberar os profissionais para fazer o trabalho para que eles foram treinados. É o que eles amam e querem fazer. Eles não querem ficar sentados em frente a uma tela”, disse Hewish em entrevista à imprensa local.

Trajetória da rede de pet shop que inspira o setor globalmente

A Pets at Home abriu as portas em 1991 como atacadista, na cidade de Chester. Oito anos depois, em 1999, a história da empresa tomou um novo rumo: adquiriu a PetSmart, expandindo sua rede para 140 lojas. Em 2008, a empresa implementou o site com opções de compras online.

De acordo com dados da Statista, a Pets at Home é reconhecida por 87% dos entrevistados na internet, mais que o dobro da segunda colocada. Além disso, em 2023, foi a principal loja online de suprimentos para animais que mais vendeu no Reino Unido.

Em 2018, a Pets at Home foi considerada a quinta maior empresa para se trabalhar no Reino Unido, e única varejista a chegar ao top 10, segundo a consultoria global Great Place To Work. Em 2017, a companhia havia ficado na nona posição.

PETS AT HOME
Fundação: 1991
Número atual de lojas: 451
Número de colaboradores: em torno de 2 mil

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS