As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Raças de cães que devem usar focinheira

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

Focinheira
Foto: Freepik

Por muito tempo, a focinheira foi mal vista pelos tutores de cachorros, pois dava a impressão de que o animal estava desconfortável durante os passeios. No entanto, em muitos casos, o uso do item é fundamental, já que algumas raças podem ficar agitadas ao entrar em contato com outras pessoas, pets e ambientes.

Uso de focinheira é lei em alguns estados brasileiros

Levantamento feito pelo portal Alto Astral mostra que o uso de focinheira é obrigatório por lei em vários estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Essa regulamentação visa proteger a segurança de pessoas e animaizinhos. Abaixo, veja algumas raças que devem utilizar focinheira nessas regiões:

  • Mastim Napolitano;
  • American Pit Bull Terrier;
  • American Bully;
  • Fila Brasileiro;
  • Doberman;
  • Rottweiler.

Tipos de focinheira

Os cachorros que precisam usar focinheira durante os passeios geralmente se adaptam melhor a equipamentos como os modelos tipo “cesto” ou “grade”.

Aqueles feitos de nylon ou PVC tendem a incomodar mais o animal e devem ser usados apenas por períodos curtos.

Além dos passeios, os cães que requerem o uso de focinheira podem também utilizá-la em casa em determinadas situações, como durante visitas, por exemplo.

Dicas para acostumar o cachorro com a focinheira

Para garantir que a focinheira seja bem recebida pelo pet, é fundamental apresentá-la de maneira agradável desde o início. Veja as principais orientações:

Adaptação antecipada: introduza a focinheira muito antes do primeiro passeio. Isso evita que o cachorro se sinta incomodado. Se apresentada apenas no dia de passear, o pet pode ficar estressado.

Mostrar a focinheira: apresente o item ao animal de forma positiva. Deixe-o cheirar, mexer e entender o acessório.

Colocação gradual: em casa, coloque a focinheira no cachorro por alguns minutos todos os dias para que ele se acostume. Verifique se o acessório está confortável. Associe a colocação com algo positivo, como brincadeiras ou petiscos.

Evitar repressão: nunca use a focinheira para reprimir o cachorro.

Não forçar em momentos estressantes: Não force o uso da focinheira se o cachorro estiver bravo ou estressado.

Escolha adequada: certifique-se de comprar uma focinheira adequada ao animal em termos de raça, porte e formato do focinho. Experimente diferentes modelos para encontrar o mais confortável e seguro.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS