As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Como prevenir que os cães ataquem pessoas

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

Como prevenir que os cães ataquem pessoas
Foto: Freepik

É possível prevenir que os cães ataquem pessoas? Nem sempre. No início de abril, a escritora Roseana Murray, de 73 anos, foi gravemente ferida por três pitbulls. Em outro caso recente, o tutor de um pitbull morreu depois de ter sido atacado pelo animal enquanto tinha um ataque epilético.

Mas algumas vezes é possível antecipar um ataque canino por meio de sinais como rosnados, olhares fixos e postura corporal tensa.

Outras dicas de como evitar que os cães ataquem pessoas

Promova a socialização desde filhote

Após todas as vacinas estarem em dia, passeie com seu cachorro ao menos uma vez ao dia. A socialização precoce com diferentes ambientes, pessoas e animais ajudará no desenvolvimento de habilidades sociais e reduzirá a probabilidade de comportamentos agressivos no futuro.

E não deixe seu cão solto na rua sem a coleira, viu? Consulte um médico veterinário de confiança para saber a necessidade do uso de focinheira.

Invista em treinamento de obediência

Ao adotar um cãozinho, procure orientação profissional para estabelecer comandos claros desde o início. Com auxílio, também será possível reforçar comportamentos desejáveis e corrigir problemas comportamentais com consistência e paciência. O treinamento vai ensinar ao cão como se comportar em diversas situações.

Exercite a inteligência do seu pet

Além dos passeios diários, ofereça atividades que estimulem tanto o corpo quanto a mente do seu cachorro, como brinquedos interativos e jogos de inteligência. Um animal que recebe estímulos físicos e mentais adequados tende a ser mais equilibrado e menos propenso a desenvolver comportamentos agressivos.

Priorize a segurança de todos

Evite deixar seu cachorro sozinho com pessoas desconhecidas, especialmente crianças. A supervisão constante é essencial para intervir caso haja sinais de desconforto ou agitação no animal.

Oriente as pessoas a sua volta

Eduque as pessoas ao seu redor, especialmente as crianças, sobre a importância de respeitar o espaço pessoal dos pets. Explique a importância de evitar abraços apertados, puxões de orelhas ou qualquer interação que possa ser interpretada como ameaça pelo animal.

Busque ajuda profissional quando…

… O seu cachorro demonstrar comportamentos agressivos, busque ajuda de um profissional, como a de um veterinário especializado em comportamento animal. Lembre-se que a violência nunca é a solução. Maltratar animais é crime e aumenta comportamentos agressivos.

Conhece nossa newsletter?

Receba diariamente as principais notícias do mercado Pet e Veterinário

Mais lidos

OUTRAS NOTÍCIAS