Quais são as doenças mais comuns nos peixes?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp
Doenças mais comuns nos peixes
Foto: Canva

Ter um peixinho em casa é optar por um lar mais relaxante. Mas assim como outros animais, esse pet também pode contrair algumas enfermidades. As doenças de peixes são bastante perceptíveis, pois o principal sintoma é a mudança na aparência e no comportamento do animal. A seguir, conheça as doenças mais comuns nos peixes, os sintomas e como preveni-las.

Doenças mais comuns nos peixes

Íctio

Essa doença é causada por um protozoário, e o sintoma mais característico é o surgimento de pontos brancos no corpo do peixe, principalmente nas nadadeiras.

Por conta da irritação causada pelo íctio, o animal pode se esfregar em pedras e demais elementos do aquário.

Outro sintoma da doença é a dificuldade para respirar, pois esses pontos brancos também podem se instalar nas brânquias. Na maioria das vezes, essa doença é causada pela introdução de novos peixes ou objetos contaminados no aquário. O tratamento é feito com medicamentos parasiticidas.

Cortiose

É uma doença também causada por um protozoário. Assim como íctio, ela também pode ser gerada pela introdução de peixes e novos acessórios contaminados no aquário.

Seus principais sintomas são: corpo com manchas esbranquiçadas, barbatanas com ramificações avermelhadas, feridas na pele, falta de apetite e a preferência do peixe em ficar no fundo do aquário. O tratamento também é feito com medicamentos parasiticidas.

Oodiniose

Doença conhecida como “doença do veludo”, também é causada por um protozoário introduzido acidentalmente no aquário. O principal sintoma é o aspecto de veludo que cobre a pele do peixinho.

O peixe doente apresenta pequenos pontos brilhantes no corpo, incluindo brânquias e nadadeiras e, em casos graves, o pet pode ter muco, úlceras e até descolamento da pele. O tratamento é feito com medicamentos parasiticidas.

Degeneração das nadadeiras

A degeneração ou podridão das nadadeiras é causada pela proliferação exacerbada de bactérias. Essa doença deixa as barbatanas e/ou nadadeiras com aspecto de “roído”.

Nos peixes doentes, também é possível notar a presença de manchas brancas leitosas nessas regiões do copo. O tratamento é realizado com o uso de medicamentos bactericidas.

Doença da bexiga natatória

Comum nos peixes dourados, essa doença afeta o órgão responsável por equilibrar a densidade do peixe em relação à densidade da água, que permite que eles consigam nadar e se manter na profundidade desejada.

Ela pode ser causada por fatores genéticos, alimentação inadequada e ação bacteriana. O principal sintoma dessa enfermidade é o nado irregular, muitas vezes de lado ou de barriga para cima. Se notar alguma mudança em seu amigo aquático, procure um médico veterinário.

Doença do algodão

Doença caracterizada por manchas brancas espalhadas pelo corpo, semelhantes com algodão, é causada por um fungo. Notou esse sintoma? Leve o pet ao veterinário especializado.

Prevenção de doenças em peixes

As doenças acima só se manifestam quando os peixes estão com o sistema imunológico enfraquecido. Por isso, é importante manter o pH e a temperatura da água sempre adequados. E lembre-se de levar seu bichinho ao veterinário regularmente.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS