Projeto propõe exame de habilitação em veterinária

Proposta em análise no Congresso Nacional modifica também atuação dos conselhos de classe

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp
EXAME DE HABILITAÇÃO EM VETERINÁRIA
Foto: Canva

A aprovação no exame de habilitação em veterinária pode se tornar obrigatória para o exercício da profissão. É o que prevê o Projeto de Lei 4262/23, atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados.

A proposta, de autoria do deputado Marcelo Queiroz (PP-RJ), contempla alterações na Lei 5.517/68, que regula a profissão de médico veterinário e a atuação dos conselhos federal e regionais da categoria. De acordo com o novo texto, a responsabilidade de regulamentar o exame de habilitação ficaria a cargo do conselho federal.

Caso o projeto seja aprovado, a nova regra só entrará em vigor cinco anos após a publicação da futura lei. Profissionais que já estão habilitados, porém, serão isentos dessa exigência.

Exame de habilitação em veterinária tem apoio de entidades do setor

O exame de habilitação em veterinária ganhou respaldo de entidades do setor. O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), a Associação Nacional de Médicos Veterinários (ANMV) e a Associação Brasileira de Hospitais Veterinários (ABHV) manifestaram apoio ao PL.

“Essa nova exigência contribuiria para aprimorar a capacitação dos profissionais, garantindo mais qualidade no atendimento, maior segurança na prática clínica e proteção à saúde pública”, avalia Márcio Mota, presidente executivo da ANMV.

Outro ponto importante levantado pelas entidades é a qualidade da educação nos cursos de medicina veterinária. “A mudança funcionará como um estímulo para as instituições de ensino aprimorarem seus currículos, alinhando a formação dos futuros médicos veterinários com as reais demandas do mercado e as necessidades da sociedade”, acrescenta.

O texto está tramitando em caráter conclusivo e será avaliado pelas comissões de Saúde, Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, precisa ter o aval da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS