Facebook Instagram Linkedin
  • Indicadores
    • Veterinária
      • Número de estabelecimentos vet
      • Número de veterinários no Brasil
      • Mercado de trabalho
    • Mercado
      • Balanço 2023
      • Balanço 2024
        • Faturamento
        • Número de animais de estimação
      • Número de Empresas
    • Varejo
      • E-commerce
        • Tráfego Online
    • Pet Food
      • Resultados de 2024
  • Mercado
  • Veterinária
  • Distribuição
  • Franquias
  • Pet Shops
  • E-commerce
  • Inovação
  • Especialistas
  • Agenda
  • Lançamentos
    • Acessórios
    • Brinquedos
    • Equipamentos
    • Higiene e Beleza
    • Medicamentos
    • Rações e Petiscos
    • Suplementos
Buscar
Panorama PetVetPANORAMA PETVETTudo sobre o setor Pet e Veterinário
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Buscar
Notícias no seu e-mail
Panorama PetVetPANORAMA PETVETTudo sobre o setor Pet e Veterinário
Facebook
Instagram
Linkedin
Telegram
WhatsApp
  • Indicadores
    • Veterinária
      • Número de estabelecimentos vet
      • Número de veterinários no Brasil
      • Mercado de trabalho
    • Mercado
      • Balanço 2023
      • Balanço 2024
        • Faturamento
        • Número de animais de estimação
      • Número de Empresas
    • Varejo
      • E-commerce
        • Tráfego Online
    • Pet Food
      • Resultados de 2024
  • Mercado
  • Veterinária
  • Distribuição
  • Franquias
  • Pet Shops
  • E-commerce
  • Inovação
  • Especialistas
  • Agenda
  • Lançamentos
    • Acessórios
    • Brinquedos
    • Equipamentos
    • Higiene e Beleza
    • Medicamentos
    • Rações e Petiscos
    • Suplementos
InícioEspecialistas
Especialistas

Assuntos regulatórios como diferenciais competitivos

Marcio Mota
Por Marcio Mota
31 de janeiro de 2025
Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp
Telegram

    Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

    Participe
    ASSUNTOS REGULATÓRIOS
    Foto: Canva

    A atenção aos assuntos regulatórios na indústria pet fez o conceito de gestão da qualidade ganhar nova dimensão ao longo dos anos. Agora estamos na era da qualidade total, que assegura um enfoque especial para o cliente, tornando-o centro das atenções das empresas que trabalham constantemente para satisfazer às suas expectativas.

    Portanto, é necessário pensar sobre os processos relacionados à gestão da qualidade de forma sistêmica e como responsabilidade de toda a empresa. Para a sobrevivência do setor de saúde animal, tornaram-se vitais o planejamento e a organização entre as áreas funcionais da indústria, em substituição à antiga prática de administrá-las separadamente.

    O segmento de saúde certamente é um dos mais regulamentados no país. O mesmo acontece com a medicina veterinária, que cresce a cada ano tanto em faturamento global como em número de profissionais e estabelecimentos, sempre em busca da tão falada e sonhada qualidade.

    Em especial, as regulamentações sanitárias têm foco na segurança e eficácia dos processos. É fundamental que haja conhecimentos e preparação regulatória para montar uma empresa e estabelecer um negócio, bem como trazer esse tema à tona para uma companhia já constituída.

    Assuntos regulatórios são também ferramentas de marketing

    Certas adequações, gastos e investimentos não representam apenas requisitos de qualidade, mas também assuntos regulatórios estratégicos. Certificações e licenças sanitárias são necessárias para compor o processo de registro dos produtos sujeitos à fiscalização, mas também determinantes para as estratégias de marketing.

    No caso de empresas sujeitas à fiscalização da vigilância sanitária, muitas vezes profissionais de marketing acabam por desconhecer as regulamentações específicas ou a quais órgãos uma empresa da área da saúde deve estar submetida, além daquelas tradicionais (secretaria da Fazenda, do Trabalho, prefeitura, previdência social).

    Quando falamos da área da saúde animal, a indústria veterinária precisa se posicionar como um estabelecimento de assistência à saúde. Um empresário estrategista, durante o planejamento de seu negócio, deverá cercar-se de peritos – especialistas em marketing e profissionais da área regulatória – capazes de agregar as mais diversas informações de valor para a operação.

    Em algumas corporações, entende-se por gestão dos assuntos regulatórios o acompanhamento e a adequação das legislações da área sanitária. Essas não devem ser as únicas exigências para se observar, pois tal processo envolve registro de produtos, autorizações de funcionamento de empresas e vigilância pós-mercado.

    Não se pode admitir que, ainda nos dias de hoje, as empresas tratem questões regulatórias como meramente burocráticas e cartoriais. Também não podem pressupor que essas adequações serão solucionadas com agilidade em caso de uma necessidade imediata.

    Assuntos regulatórios devem ser tratados como fontes de preservação do negócio. Muito além do risco de fiscalização por parte das autoridades oficiais, existe uma concorrência bem atenta aos seus movimentos ou à ausência deles.

    Compartilhado
    Facebook
    Twitter
    Linkedin
    WhatsApp
    Telegram
      Artigo anterior
      Novas pelúcias sensoriais para cães
      Próximo artigo
      Tendências de marketing no setor pet

      Outros especialistas

      Vanessa Oliveira

      Evite riscos na jornada 12×36 no mercado veterinário

      José Edson Galvão de França

      O retrato do setor pet no Brasil

      Marcio Mota

      O impacto da IA nos processos regulatórios na veterinária

      Regina Blessa

      A percepção do consumidor tem método?

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Dia do Cão Policial: tudo sobre o trabalho desses animais

      Serviços 15 de junho de 2025

      Inovação e consumo premium ancoram mercado pet do Japão

      Internacional 14 de junho de 2025

      Tutores estão dispostos a pagar mais por rações com benefícios reais

      Mercado 13 de junho de 2025

      Areias higiênicas feitas de milho e mandioca

      Higiene e Beleza 13 de junho de 2025

      Dr. Hato aposta em serviços integrados para avançar no setor

      Clínicas e hospitais 13 de junho de 2025

      Feipet estima edição 50% maior em 2026

      Mercado 12 de junho de 2025

      Mantenedores

      LABORATÓRIO PARA PETS

      Apoiadores

      Panorama PetVetPANORAMA PETVETTudo sobre o setor Pet e Veterinário

      O PANORAMA PETVET é uma plataforma de notícias digitais especializada no mercado pet. O portal e nossos boletins noticiosos veiculam reportagens relevantes e os fatos mais importantes do setor.

      Facebook
      Instagram
      Linkedin
      Telegram
      WhatsApp
      • Indicadores
      • Mercado
      • Veterinária
      • Distribuição
      • Franquias
      • Pet Shops
      • E-commerce
      • Inovação
      • Especialistas
      • Agenda
      • Lançamentos
      • Quem somos
      • Expediente
      • Anuncie

      2022 - Panorama PetVet © - . Todo conteúdo poderá ser reproduzido desde que citada a fonte