*Marcia Arbache, especial para o Panorama PetVet
Líder nacional em vendas toalhas descartáveis para pets, a Pratipet prepara-se para cruzar o Oceano Atlântico. Em março de 2025, a empresa de pet care fincará bandeira na Europa com um braço de distribuição em Portugal. A presença na Península Ibérica seria o ponto de partida para difundir suas operações no continente.
A Pratipet iniciou operações em 2020 na cidade paulista de Tietê, próxima a Sorocaba. Hoje já conta com uma rede de distribuidoras parceiras na Região Metropolitana de São Paulo e em mais dez estados – Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. Além disso, já exporta para países da América do Sul, como Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia.
Por trás da trajetória de sucesso da empresa está a CEO Ana Paula Nunes, 44 anos. Nascida em uma família de empreendedores atuantes em diversos ramos, cresceu e trabalhou durante muito tempo no negócio doméstico até que decidiu ampliar seus horizontes. “Tive a oportunidade de atuar em duas multinacionais, o que mudou minha cabeça em relação a modelos de gestão”, relata a executiva em entrevista ao Panorama PetVet.
As passagens pelo grupo Somos e pela Hyundai, que somaram seis anos, foram o esteio para que ela alçasse voo próprio. Em 2016, com o suporte de uma consultoria do mercado pet, começou a desenvolver produtos com esse fim. Desmembramento do negócio da família, cujo foco é a produção de toalhas para outros segmentos, a criação da Pratipet foi cercada de desafios.
Composição de fibras é diferencial das toalhas descartáveis
O diferencial das toalhas descartáveis e biodegradáveis da marca é a composição de fibras do produto e a alta concentração de viscose, características que eliminam o excesso de água da pelagem ainda na banheira.
“Tivemos que vencer a resistência de groomers e dos próprios veterinários que usavam a toalha convencional em centros estéticos. Por isso, tem sido contínua a tarefa de levar conhecimento sobre a importância de questões de sustentabilidade, higiene e praticidade ao segmento pet de banho e tosa”, conta Ana Paula.
Com esse esforço de conscientização e treinamentos junto a distribuidores, o número de clientes da Pratipet saiu de 40 redes de pet shops no início da operação para 2 mil sempre no modelo B2B. Segundo Ana Paula, a empresa beneficiou-se do efeito pandemia, quando houve um boom de consumo no setor. O crescimento de 31% no ano passado foi bastante robusto para quem saiu do zero e iniciou as atividades no melhor momento possível. Em 2024, o avanço deverá ficar em torno de 16%.
A participação em eventos do setor também integra as iniciativas para a consolidação da marca. Presente em todas as edições da Pet South America após a pandemia, a Pratipet começou com um estande de tímidos 6 m2 e hoje mais que quintuplicou o tamanho do espaço.
Novo lançamento da Pratipet é a toalha umedecida com proteção solar
Na linha pet care, está chegando ao mercado a toalha umedecida com proteção solar, também descartável e biodegradável. Ideal para passeios e proteção da pelagem do animal, principalmente no verão, o novo produto da Pratipet deve ser aplicado sobre o pet antes dele ganhar a rua.
Sempre em busca de oportunidades, Ana Paula cita ainda o sucesso da toalha descartável umedecida, lançada no início do ano, no vácuo deixado pela descontinuação da marca Cafuné, de itens de higiene e beleza para cães e gatos do grupo Unilever. Com extrato de aveia, vitamina E e chá-verde, a toalha é adstringente e tem grande procura devido à falta de produto equivalente no mercado.
Para a manutenção do pet em casa, o mousse limpa patas vem sendo o carro-chefe das vendas. Contendo melaleuca e andiroba, promove a hidratação das patinhas do animal de estimação.