Pratipet chega à Europa com toalhas descartáveis para banho e tosa

Prestes a completar cinco anos, empresa já exporta para países da América do Sul

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp
TOALHAS DESCARTÁVEIS
CEO da Pratipet, Ana Paula Nunes | Foto: Divulgação

*Marcia Arbache, especial para o Panorama PetVet

Líder nacional em vendas toalhas descartáveis para pets, a Pratipet prepara-se para cruzar o Oceano Atlântico. Em março de 2025, a empresa de pet care fincará bandeira na Europa com um braço de distribuição em Portugal. A presença na Península Ibérica seria o ponto de partida para difundir suas operações no continente.

A Pratipet iniciou operações em 2020 na cidade paulista de Tietê, próxima a Sorocaba. Hoje já conta com uma rede de distribuidoras parceiras na Região Metropolitana de São Paulo e em mais dez estados – Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. Além disso, já exporta para países da América do Sul, como Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia.

Por trás da trajetória de sucesso da empresa está a CEO Ana Paula Nunes, 44 anos. Nascida em uma família de empreendedores atuantes em diversos ramos, cresceu e trabalhou durante muito tempo no negócio doméstico até que decidiu ampliar seus horizontes. “Tive a oportunidade de atuar em duas multinacionais, o que mudou minha cabeça em relação a modelos de gestão”, relata a executiva em entrevista ao Panorama PetVet.

As passagens pelo grupo Somos e pela Hyundai, que somaram seis anos, foram o esteio para que ela alçasse voo próprio. Em 2016, com o suporte de uma consultoria do mercado pet, começou a desenvolver produtos com esse fim. Desmembramento do negócio da família, cujo foco é a produção de toalhas para outros segmentos, a criação da Pratipet foi cercada de desafios.

Composição de fibras é diferencial das toalhas descartáveis

O diferencial das toalhas descartáveis e biodegradáveis da marca é a composição de fibras do produto e a alta concentração de viscose, características que eliminam o excesso de água da pelagem ainda na banheira.

“Tivemos que vencer a resistência de groomers e dos próprios veterinários que usavam a toalha convencional em centros estéticos. Por isso, tem sido contínua a tarefa de levar conhecimento sobre a importância de questões de sustentabilidade, higiene e praticidade ao segmento pet de banho e tosa”, conta Ana Paula.

Com esse esforço de conscientização e treinamentos junto a distribuidores, o número de clientes da Pratipet saiu de 40 redes de pet shops no início da operação para 2 mil sempre no modelo B2B. Segundo Ana Paula, a empresa beneficiou-se do efeito pandemia, quando houve um boom de consumo no setor. O crescimento de 31% no ano passado foi bastante robusto para quem saiu do zero e iniciou as atividades no melhor momento possível. Em 2024, o avanço deverá ficar em torno de 16%.

A participação em eventos do setor também integra as iniciativas para a consolidação da marca. Presente em todas as edições da Pet South America após a pandemia, a Pratipet começou com um estande de tímidos 6 m2 e hoje mais que quintuplicou o tamanho do espaço.

Novo lançamento da Pratipet é a toalha umedecida com proteção solar

Na linha pet care, está chegando ao mercado a toalha umedecida com proteção solar, também descartável e biodegradável. Ideal para passeios e proteção da pelagem do animal, principalmente no verão, o novo produto da Pratipet deve ser aplicado sobre o pet antes dele ganhar a rua.

Sempre em busca de oportunidades, Ana Paula cita ainda o sucesso da toalha descartável umedecida, lançada no início do ano, no vácuo deixado pela descontinuação da marca Cafuné, de itens de higiene e beleza para cães e gatos do grupo Unilever. Com extrato de aveia, vitamina E e chá-verde, a toalha é adstringente e tem grande procura devido à falta de produto equivalente no mercado.

Para a manutenção do pet em casa, o mousse limpa patas vem sendo o carro-chefe das vendas. Contendo melaleuca e andiroba, promove a hidratação das patinhas do animal de estimação.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS