A fama do pinscher é uma das mais tradicionais do mundo dos pets. Quem conhece, sabe que seu tamanho não condiz com sua personalidade. Mesmo que seja considerado um cão um tanto quanto esquentado, isso é fruto de uma personalidade gigante e que está sempre em alerta. Além da proteção a si mesmo, esse é um indício de seu afeto familiar, já que sempre quer proteger a quem ama.
Sabendo disso, o pinscher é um cão requisitado por muitos tutores. É uma raça encantadora e que, mesmo que irritadinha, com o tempo se adapta bem e fica muito próxima de seus familiares. Ficou curioso para entender sobre a lealdade e o afeto do pinscher? Continue por aqui. Hoje, separamos alguns motivos para ter um cachorro dessa raça em casa. Veja!
10 razões para adotar um pinscher
- Tamanho
Obviamente, o tamanho do pinscher é o fator mais tradicional de sua raça. Cães de pequeno porte, sendo até quase minúsculos, esses animais medem entre 25 e 30 centímetros de altura, pesando apenas de 4 a 6 kg. Sendo assim, é ótima opção para tutores que moram em apartamento, já que não demandam muito espaço. Também é ideal para quem viaja e passeia bastante, já que são facilmente transportados.
- Cuidados
O pinscher é um cão fácil de cuidar. Como não tem pelos longos, sua pelagem requer pouquíssima manutenção quando comparada a raças como o maltês, por exemplo. Apenas uma escovação regular, aderindo um intervalo e tempo recomendado pelo médico veterinário, já é capaz de manter os pelos brilhantes e tirar os soltos.
- Atividades físicas
Também fator relacionado ao seu tamanho pequeno, eles não precisam fazer tanta atividade física. Mesmo que sejam cães ativos e sempre em alerta, não demandam tantos exercícios intensos ou caminhadas todos os dias para se manterem em forma. Alguns passeios de vez em quando e alguns estímulos com brincadeiras e truques já podem manter sua felicidade e saúde em dia.
- Treinamento
Os pinschers são cães inteligentes, sendo facilmente treinados. Além disso, contam com muita disposição para agradar seus tutores, e por isso se tornam cachorros bons para adestramento. Geralmente, respondem tranquilamente a comandos básicos, obedecem e fazem até brincadeiras treinadas, desde que preparados para isso desde filhotes.
- Socialização
Apesar de serem considerados cães bravos, os pinschers têm ótima socialização com outros animais de estimação. Também são amigáveis com pessoas estranhas, o que traz facilidade para um primeiro contato e a abertura a novos amiguinhos.
- Personalidade
A raça é detentora de uma personalidade carismática, energética, e, sobretudo, cativante. Mesmo sendo conhecidos pela irritação grande e tamanho pequeno, são craques em demonstrar afeto. Também levam como essenciais a animação e a inteligência no dia a dia para o convívio com o tutor. Por isso, não deixam de demonstrar carinho e lealdade com seus amados.
- Instinto protetor
Considerados quase como guardiões alertas, mesmo que pequenos os pinschers estão sempre à disposição de salvar seus tutores. Isso porque têm um instinto protetor aguçado e fazem de tudo com a atenção em dia. Caso recebam alguma ameaça, vão sim latir e se precisar até avançar no que estiver estranho por perto.
- Expectativa de vida
Com expectativa de vida relativamente alta, os pinschers têm mais um ponto positivo em relação ao tempo que ficam com a família. Eles podem viver de 12 a 15 anos, em média. Mas, não pense que é mágica: tudo depende dos cuidados familiares e da atuação do profissional médico-veterinário ao longo dos anos.
- Adaptação a ambientes
Se tem uma coisa que o pinscher não tem problema é em se adaptar a ambientes diferentes. São cães versáteis e com ótima adaptação, sendo ótima opção para famílias que têm diferentes estilos de vida e vão a locais distintos comumente. Também são ótimos na chegada a lares com crianças e jovens, ou com adultos e idosos.
- Interação familiar
Esse pet é um excelente animal de estimação funcionando como cão de companhia. Isso porque o pinscher sabe bem apreciar a convivência com seus tutores, dando valor a todos os momentos em família. A interação deles é forte, principalmente na geração de laços amorosos, se tornando muito apegados aos seus familiares.