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Petlove recupera 10% do faturamento com solução de inteligência em pagamentos

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planos de saúde

Não é nenhuma novidade que os pets são uma paixão nacional. Os números comprovam como os brasileiros adoram seus bichinhos: segundo o censo do IPB (Instituto Pet Brasil) de 2021, nosso país aparece em terceiro lugar no ranking mundial em número de animais domésticos. De acordo com a consultoria alemã GFK, 58% das casas brasileiras possuem cães, enquanto 28% têm gatos, 11% têm aves e 7% têm peixes.

Em crescimento constante, esse mercado movimenta bastante dinheiro. Em 2021, houve um aumento de 27% no faturamento desse setor, chegando a R$ 51,7 bilhões. Entre os cuidados importantes na vida de um pet, a saúde vem em primeiro lugar. A Petlove, por exemplo, é o maior petshop online do Brasil e, recentemente, lançou uma nova vertente de negócios, disponibilizando planos de saúde para os bichinhos, uma espécie de seguro que garante vários tipos de atendimento veterinário a cães e gatos de estimação. O pacote mais básico oferece as vacinas obrigatórias, consultas em horário normal e de plantão, atendimento a domicílio, microchipagem e exames.

A empresa atua em mais de 30 cidades do Brasil, com cerca de 2.500 unidades. E para garantir a eficiência do modelo de planos e assinaturas e, atender tamanha demanda, é necessário contar com um sistema robusto de cobrança. Neste modelo, prevenir a inadimplência e controlar possíveis perdas é fundamental para uma boa rentabilidade. Por isso, a Petlove recorreu à ajuda da Vindi, que oferece soluções focadas em gestão e recebimento de pagamentos, seja na venda online, recorrente ou física para ajudar nessa missão.

Para buscar a adimplência de seus mensalistas e evitar a inadimplência, a empresa de pet passou a utilizar a plataforma de recorrência da Vindi, que disponibiliza funcionalidades exclusivas que ajudam a resolver diversos casos de falta ou atraso nos pagamentos de maneira automatizada. Dessa forma, o cliente pode fazer o pagamento de sua mensalidade da maneira que preferir, recebendo as cobranças de forma instantânea sem que nenhuma ação seja necessária para o envio. E caso o cliente permaneça inadimplente, a plataforma conta com meios para solucionar essas situações automaticamente.

Em janeiro de 2023, as ferramentas de combate à inadimplência da Vindi foram responsáveis pela proteção contra a inadimplência recuperando 10% do faturamento da Petlove. Uma das funcionalidades exclusivas que contribuiu para este resultado foi o Renova Cartões. Em resumo, o Renova Cartões substitui automaticamente os dados dos cartões de crédito vencidos ou cancelados pelos clientes. Assim, o cliente não precisa se preocupar em ir até a plataforma para atualizar os dados do cartão quando a validade expira ou mesmo se ele precisou cancelar. O Renova Cartões pode atualizar automaticamente todos os cartões das bandeiras Visa e Mastercard – ou seja, 93% do total utilizado no país.

O Renova Cartões só é possível graças à tecnologia de tokenização, que garante a segurança das informações de pagamento dos titulares dos cartões. “Percebemos, antes de implantar o Renova Cartões, que às vezes o cliente trocava o cartão, vencia o cartão, e não atualizava a nossa plataforma. É neste período que ele fica inadimplente e cancela o contrato”, contou Pamella Casarin, head de operações da Petlove.

Outra solução que contribuiu com o resultado satisfatório foi a régua de cobrança inteligente. Com este recurso, é possível configurar o envio de avisos e lembretes por e-mail e SMS para sinalizar o cliente sobre o pagamento antes e após o vencimento. A empresa pode escolher os dias em que esses disparos são feitos – entre 5, 10 e 20 dias após o vencimento, por exemplo.

Além disso, a possibilidade de oferecer diversas formas de pagamento também é destaque entre as medidas tomadas. “A Vindi viabiliza isso pra gente, termos cartão de crédito e débito, Pix no plano anual. Esse mix ajuda o cliente a escolher a melhor oferta para garantir que ele ficará em dia”, afirmou a Head de Operações da Petlove, Pamella Casarin. Resumidamente, todas essas soluções ajudam a atingir o maior objetivo de um cliente que recorre ao plano de saúde: ter mais tranquilidade e promover qualidade de vida para seu pet.

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