As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Pesquisa inédita mapeia perfil de 2 mil consumidores pet

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

consumidores pet

Uma pesquisa inédita mapeou o perfil de 2 mil consumidores pet em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. O estudo traz importantes elementos para nortear a estratégia de vendas de pet shops, que já são a preferência de seis entre dez tutores que buscam opções de alimentos para seu animal de estimação.

O levantamento teve como base entrevistas realizadas em agosto do ano passado. Um dos dados mais relevantes diz respeito ao número de bichinhos por tutor. Exatamente 50% dos consumidores mantêm pelo menos dois pets em casa, sendo que 22% cuidam de mais de três animais. Os cachorros ainda são majoritários na escolha dos tutores e receberam menções de 75% dos donos. Os gatos foram citados por 35%.

Os participantes ainda foram questionados sobre os hábitos de compras nos últimos três meses. Não surpreende o fato de rações comporem 89% dos itens adquiridos no período, mas na sequência figuram xampus e produtos de higiene (49%) e brinquedos (36%) – no caso desses dos últimos, houve aumento médio de seis pontos percentuais em relação à edição de 2022 da pesquisa.

“Esses dois últimos percentuais reforçam como a relação entre as pessoas e os animais de estimação vai muito além da companhia. Inclusive, 81% dos tutores consideram seus pets como parte da família”, comenta Felipe Schepers, fundador da Opinion Box.

Itens mais comprados pelos consumidores pets nos últimos 3 meses

consumidores pet
Fonte: Opinion Box

Já quando o assunto são as despesas, 51% dos consumidores afirmaram gastar com medicamentos e 49% com vacinas. O banho e tosa teve 47% das citações e a consulta ao veterinário, 39%. Para especialistas em varejo, os índices revelam uma subutilização desses itens, pressionados por decisões econômicas associadas a inflação e juros.

Itens com maiores gastos na cesta de consumo

consumidores pet
Fonte: Opinion Box

“Os pet shops, em particular, precisam aprimorar o trabalho de venda consultiva e a oferta de serviços. Esse diferencial competitivo pode ser determinante para reter mais clientes e encontra exemplos inspiradores em atividades como o varejo farmacêutico”, avalia Rogério Lima, vice-presidente de conteúdo & consultoria da Retail Farma Brasil.

Consumidores pets reforçam preferência por pet shops

A preferência dos consumidores pets por pet shops também vem ganhando espaço. Segundo a pesquisa, 61% dos entrevistados apontaram os pets shops como canais de compra prioritários, contra 57% no ano passado. “A exemplo do que acontece nas farmácias, o cliente preconiza a busca por conveniência e quer um ponto de venda onde encontre tudo o que necessita”, acrescenta Lima.

Canais de compra utilizados pelos consumidores pets

consumidores pet
Fonte: Opinion Box

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS