Facebook Instagram Linkedin
  • Indicadores
    • Veterinária
      • Número de estabelecimentos vet
    • Mercado
      • Balanço 2023
      • Balanço 2024
        • Faturamento
        • Número de animais de estimação
      • Número de Empresas
    • Varejo
      • E-commerce
        • Tráfego Online
  • Mercado
  • Veterinária
  • Distribuição
  • Franquias
  • Pet Shops
  • E-commerce
  • Inovação
  • Especialistas
  • Agenda
  • Lançamentos
    • Acessórios
    • Brinquedos
    • Equipamentos
    • Higiene e Beleza
    • Medicamentos
    • Rações e Petiscos
    • Suplementos
Buscar
Panorama PetVetPANORAMA PETVETTudo sobre o setor Pet e Veterinário
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Buscar
Notícias no seu e-mail
Panorama PetVetPANORAMA PETVETTudo sobre o setor Pet e Veterinário
Facebook
Instagram
Linkedin
Telegram
WhatsApp
  • Indicadores
    • Veterinária
      • Número de estabelecimentos vet
    • Mercado
      • Balanço 2023
      • Balanço 2024
        • Faturamento
        • Número de animais de estimação
      • Número de Empresas
    • Varejo
      • E-commerce
        • Tráfego Online
  • Mercado
  • Veterinária
  • Distribuição
  • Franquias
  • Pet Shops
  • E-commerce
  • Inovação
  • Especialistas
  • Agenda
  • Lançamentos
    • Acessórios
    • Brinquedos
    • Equipamentos
    • Higiene e Beleza
    • Medicamentos
    • Rações e Petiscos
    • Suplementos
InícioPet Shops
Pet Shops

Pequenos e médios pet shops mantêm preferência dos tutores

Júlia Arbex
Por Júlia Arbex
20 de agosto de 2024
Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp
Telegram
    Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp
    Participe
    PEQUENOS E MÉDIOS PET SHOPS
    Foto: Canva

    Os pequenos e médios pet shops seguem na lista de prioridades de compra dos tutores de animais de estimação no Brasil, mesmo com as gigantes do setor se unindo para formar um grupo de R$ 6,9 bilhões. É o que aponta o estudo Consumo e Necessidade dos Donos de Pets, realizado pelo Sebrae-SP.

    A pesquisa mapeou o comportamento de 670 consumidores do estado de São Paulo, que concentra mais de 65 mil estabelecimentos do varejo pet. Deste total, mais da metade (55%) é formada por microempreendedores individuais (MEIs), seguidos por microempresas (41%) e empresas de pequeno porte (4%).

    O comércio varejista de animais vivos, artigos e alimentos para pets lidera em número de empresas no setor, seguido pelos serviços de higiene e embelezamento de animais domésticos e pelas atividades veterinárias.

    O estudo indica uma expressiva preferência das lojas de menor porte para aquisição de produtos essenciais. No caso de medicamentos e suplementos, por exemplo, 66% preferem os pequenos pet shops, contra 26% das grandes redes. Os demais 8% afirmam não comprar esses itens.

    Para a compra de pet food, 61% vão aos pequenos empreendimentos e somente 29% recorrem às maiores redes. O percentual de utilização de serviços veterinários chama ainda mais a atenção, já que esses varejistas são procurados por 80% e apenas 9% optam pelas megastores.

    Consumidores que priorizam compras em pequenos
    e médios pet shops (%)

    PEQUENOS E MÉDIOS PET SHOPS
    Fonte: Sebrae-SP

    dos clientes fazem as compras em intervalos regulares de 15 a 30 dias e 51% dão preferência à visita presencial.

    “Cada vez mais os donos buscam produtos e serviços que contribuam para o bem-estar dos pets. A proximidade com os profissionais da área, característica comum em pequenos negócios, é um diferencial importante”, comenta Vanessa Lima, gestora estadual da carteira pet do Sebrae-SP.

    Pequenos e médios pet shops formam metade do faturamento setorial

    O levantamento que valoriza os pequenos e médios pet shops vai ao encontro dos números do setor no Brasil, cuja evolução foi superior a 180% nos últimos dez anos. O faturamento de R$ 24,3 bilhões em 2013 saltou para R$ 68,7 bi no ano passado. E os estabelecimentos de menor porte responderam por metade dessa movimentação, de acordo com Instituto Pet Brasil.

    Em entrevista ao Panorama PetVet durante a Pet South America, Vanessa Lima reforçou a importância de um plano de negócios sólido para que o empreendedor saiba explorar as tendências apresentadas no estudo. “Isso inclui uma análise detalhada do mercado, abrangendo consumidores, fornecedores e concorrentes, além de planos de comunicação, operação e finanças”, alerta.

    Outro dado importante aponta que o atendimento ao cliente é um fator decisivo para 30% dos consumidores que optam por pequenos negócios. “Por essa razão é sempre necessário manter colaboradores bem treinados e motivados para proporcionar um atendimento de qualidade. E diferenciais no rol de atividades também ajudam. Se o seu negócio já oferece banho e tosa, considere como melhorar a experiência do animal por meio de ajustes na iluminação, massagens ou até mesmo serviços estéticos extras”, finaliza.

    • Tags
    • destaque
    • Mercado Pet
    • Pequenos negócios
    • sebrae
    • Sebrae-SP
    • Ultimas
    Compartilhado
    Facebook
    Twitter
    Linkedin
    WhatsApp
    Telegram
      Artigo anterior
      Pet South tem recorde de expositores e movimenta R$ 18 mi
      Próximo artigo
      Conheça as raças de cães mais leais aos seus tutores

      Mais lidas

      Mercado

      Pesquisa inédita avalia perfil dos tutores de pets

      Veterinária

      CFMV questiona exclusão da medicina veterinária em concurso

      Acessórios

      Weasy inova com banheiros inteligentes para pets

      Varejo

      Instituto para Desenvolvimento do Varejo elege novo Conselho Executivo

      Franquias

      Novo modelo de franquia da Petland amplia adesões em 25%

      Carregar mais

      OUTRAS NOTÍCIAS

      CFMV questiona exclusão da medicina veterinária em concurso

      Veterinária 14 de maio de 2025

      Weasy inova com banheiros inteligentes para pets

      Acessórios 14 de maio de 2025

      Pesquisa inédita avalia perfil dos tutores de pets

      Mercado 14 de maio de 2025

      Instituto para Desenvolvimento do Varejo elege novo Conselho Executivo

      Varejo 13 de maio de 2025

      Weasy Food aposta em alimentação natural para cães

      Lançamentos 13 de maio de 2025

      Promoção na Plamev

      VaiVém 13 de maio de 2025

      Mantenedores

      LABORATÓRIO PARA PETS

      Apoiadores

      Panorama PetVetPANORAMA PETVETTudo sobre o setor Pet e Veterinário

      O PANORAMA PETVET é uma plataforma de notícias digitais especializada no mercado pet. O portal e nossos boletins noticiosos veiculam reportagens relevantes e os fatos mais importantes do setor.

      Facebook
      Instagram
      Linkedin
      Telegram
      WhatsApp
      • Indicadores
      • Mercado
      • Veterinária
      • Distribuição
      • Franquias
      • Pet Shops
      • E-commerce
      • Inovação
      • Especialistas
      • Agenda
      • Lançamentos
      • Quem somos
      • Expediente
      • Anuncie

      2022 - Panorama PetVet © - . Todo conteúdo poderá ser reproduzido desde que citada a fonte