Os pais de pets gastam 96% a mais com seus animais de estimação do que aqueles que se consideram apenas tutores. É o que indica o estudo Da Indiferença à Paixão: a Jornada do Engajamento através das Gerações, realizado pela HSR Specialist Researchers e que traz elementos importantes para nortear a estratégia de negócios de pet shops e clínicas veterinárias.
O levantamento, obtido na íntegra pelo Panorama PetVet, revela que 62% dos entrevistados identificam-se como “mães ou pais de pet” e desembolsam, em média, R$ 1.132 por mês com seus bichinhos. Ao entenderam os pets como autênticos membros da família, esses consumidores estimulam a demanda por alimentação premium e serviços de saúde e bem-estar.
A pesquisa abrangeu 3.500 pessoas de todas as regiões do Brasil, incluindo Baby Boomers (60 a 79 anos), as gerações X (41 a 60 anos), Y (26 a 40 anos) e Z (18 a 25 anos). O objetivo foi compreender as diferenças intergeracionais no envolvimento dos consumidores e fornecer insights para que marcas possam criar conexões com seus públicos.
“Nosso estudo mostra que o comportamento em relação aos pets abre novas oportunidades para a indústria, o varejo e os serviços, como planos de saúde pet”, avalia Valéria Rodrigues, sócia-diretora da Shopper Experience, empresa membro da HSR e especializada em comportamento do consumidor.
Pais de pets mantêm visitas regulares a veterinários, mas….
Os pais de pets destinam uma expressiva parcela do orçamento mensal a cuidados específicos com seus animais. Segundo o estudo, 83% dos entrevistados levam seus animais de estimação ao veterinário regularmente. Mas a pesquisa indica algumas carências, visto que 68% não têm um plano de saúde. Um alento é que 63% dos consumidores expressaram a intenção de contratar esse serviço.
Entre os que já possuem, o gasto médio mensal é de R$ 177,72, subindo para R$ 200,06 na geração Y, onde 33% já contam com um plano. Gastos com medicamentos e vacinas chegam a uma média de R$ 175,62 por mês.
Os Baby Boomers são os que mais gastam com medicamentos e vacinas, com uma média de R$ 245,67 mensais. No entanto, apenas 17% desse público conta com um plano de saúde pet.
Tutores mantêm plano de saúde para o pet?
Pet shops de bairro e compras online ganham espaço
Quando se trata de compras para animais de estimação, os pet shops de bairro representam o principal canal, seguidos pelas grandes redes. O estudo também mostra um crescimento expressivo do consumo online, que já é uma rotina para 60% dos tutores que já compram produtos pet pela internet. Em 2020, pouco antes da pandemia, esse número era de 27%.