A Petlove iniciou um movimento para valorização de pets sem raça definida (SRD). A campanha #orgulhoviralata foi criada em 31 de julho, Dia Nacional do Vira-Lata.
Segundo pesquisa Quaest, realizada em julho de 2024 e encomendada pela empresa, 32% dos cães e 52% dos gatos com donos são animais SRD. Dados deste ano da DogHero, plataforma de serviços da Petlove com mais de 2,5 milhões de pets cadastrados, mostram que 40% dos cães e gatos registrados são vira-latas.
Uma das iniciativas do movimento é impulsionar o Projeto de Lei (PL) 1897/2023, que busca reconhecer o vira-lata como uma manifestação cultural imaterial do Brasil. Para isso, foi lançada uma petição online para acelerar a análise e aprovação do PL.
Até domingo (4), a unidade da Petlove na Tutóia, zona sul de São Paulo, terá uma urna aberta ao público para coletar assinaturas de quem deseja apoiar a causa.
“Transformar o mundo em um lugar onde os pets possam ser mais felizes e saudáveis também diz respeito a valorizar as diferenças entre eles. Queremos celebrar o orgulho que temos do caramelo, do fiapo de manga, do sialata, do malhadinho e de todos os outros”, diz André Romeiro, diretor de marca da Petlove.
“Por isso, vamos dar um empurrãozinho para que os SRDs, que são tão presentes na cultura brasileira, se tornem efetivamente um símbolo do nosso país”, acrescenta.
Os apaixonados por pets também contam com um espaço nas redes sociais da empresa para compartilhar momentos que enalteçam seus SRDs, por meio de um álbum colaborativo, um carrossel da marca, aberto ao público. Além disso, se o PL que torna o caramelo símbolo do país for aprovado, a companhia produzirá uma estátua em homenagem aos SRDs.