As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Micoplasmose felina: o que é e como pode afetar seu gato

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

Micoplasmose felina
Foto: Freepik

Você tem um gatinho de estimação? Se sim, é preciso estar ciente dos possíveis problemas de saúde que podem afetá-lo, como a micoplasmose felina.

Também conhecida como doença da pulga do gato ou anemia infecciosa felina, a micoplasmose felina é causada pela bactéria Mycoplasma haemofelis. Esse parasita infecta o animal por meio da picada de uma pulga infectada. A seguir, veja as possíveis complicações da doença para o seu bichinho, como prevenir e as formas de tratamento.

O que é a micoplasmose felina?

A bactéria que causa a doença pode afetar diferentes sistemas do corpo do gato, incluindo o trato respiratório e urinário, os olhos e os ouvidos.

A doença pode se espalhar entre os bichanos, especialmente em ambientes onde há muitos felinos vivendo juntos.

Entenda como a micoplasmose felina é transmitida

Conforme explicado acima, a micoplasmose acontece quando o gato é contaminado pela bactéria Mycoplasma haemofelis por meio da mordida da pulga infectada. Por isso, o contágio pode ocorrer se uma pulga picar um pet doente e depois picar outros animais.

Embora seja raro, é possível que a contaminação aconteça também durante interações sociais, como brincadeiras ou brigas entre os felinos.

Os sintomas da micoplasmose felina

Os sinais podem variar dependendo de quais sistemas do corpo do gato foram afetados pela doença. Os mais comuns incluem espirros frequentes, coriza, conjuntivite, secreção ocular, falta de apetite, letargia, dificuldade para respirar, dor e sangue ao urinar e aumento da frequência urinária.

Se você notar algum desses sintomas em seu gatinho, leve-o ao médico veterinário de confiança o mais rápido possível.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico da micoplasmose felina geralmente envolve um exame físico completo, juntamente com testes laboratoriais, como exames de sangue e cultura de secreções corporais.

Com base nos resultados desses testes, o veterinário poderá prescrever o tratamento adequado para o bichano.

O tratamento da doença geralmente envolve o uso de antibióticos para combater a infecção bacteriana. O profissional também pode recomendar medidas de suporte, como hidratação e alimentação adequada.

É possível prevenir a micoplasmose felina?

A maneira mais eficaz de prevenir a doença é garantir que seu gato receba todas as vacinas recomendadas pelo veterinário. Além disso, mantenha seu pet longe de outros felinos que possam estar infectados.

 

Conhece nossa newsletter?

Receba diariamente as principais notícias do mercado Pet e Veterinário

Mais lidos

OUTRAS NOTÍCIAS