As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Rede de pet shops da Argentina conquista Colômbia e México

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

pet shops da Argentina
Divulgação: Puppis

O Panorama PetVet inicia uma série de radiografias de redes do mercado pet que inspiram o setor mundo afora. É o caso da Puppis, rede de pet shops da Argentina que já avançou pela América Latina.

A origem dessa história remonta a 1996. Na cidade de Martínez, província de Buenos Aires, o microempresário Juan Manuel Solari inaugurou sua primeira loja de produtos e serviços para animais de estimação.

A Puppis tornou-se referência na região e ganhou mais seis lojas. E à medida que os pets ganharam espaço nos lares argentinos – estima-se que existam cerca de 17 milhões de cães e 6 milhões de gatos no país – o sucesso de Solari chamou a atenção de dois investidores.

Em 2014, Eduardo Novillo Astrada e Damián Nogaró adquiriram a Puppis e a impulsionaram a novos horizontes. A rede recebeu um investimento inicial de cerca de US$ 30 milhões, segundo o jornal de negócios El Cronista. Hoje, uma década depois, a marca conta com 39 filiais em solo argentino.

Em 2016, a Puppis estendeu suas operações para a Colômbia, onde já administra 28 pontos de venda. Tornou-se, dessa forma, a maior rede de varejo pet omnichanel no país. Em dezembro do ano passado, a empresa fincou bandeira na Cidade do México.

Além disso, a rede de pet shops solidificou os modelos de entrega em domicílio e retirada dos produtos nas lojas onde a compra foi realizada.

Rede de pet shops da Argentina aposta em multisserviços

A rede de pet shops da Argentina oferece produtos para cachorros, gatos, peixes, aves, roedores e répteis, desde alimentos e acessórios até brinquedos. Também disponibiliza serviços de banho e tosa, atendimento veterinário, adoção responsável e implementação de microchip em cães e gatos.

No site é possível ver todas as ofertas, descontos e promoções do dia. Um exemplo é a promoção Puppis Palooza 2024, com ofertas exclusivas na loja online todas as sextas-feiras e no PDV aos sábados.

Com relação aos cuidados veterinários, a Puppis viabiliza internação, exames de imagem como raio-X e ecografias, exames de sangue, castração e outras cirurgias. Além disso, os profissionais da rede elaboram planos alimentares para animais com condições específicas, como obesidade, diabetes, alergias e problemas renais.

Há ainda o programa Puppis One, primeiro plano pré-pago para serviços médicos veterinários do país. Esse programa proporciona aos clientes um pacote completo de benefícios anuais, que podem ser utilizados em qualquer momento e em todas as filiais participantes.

Como a rede atua na Colômbia

De acordo com a Kantar Worldpanel, empresa de pesquisas e especialista em dados, há cerca de 3,5 milhões de animais de estimação na Colômbia. Destes, 70% são cães, 15% são gatos, enquanto os demais são de outras espécies.

No país, a Puppis comercializa alimentos, brinquedos e acessórios para pets e, em uma de suas unidades localizada em Bogotá, são fornecidos serviços veterinários e de creche e hotel para cães. Essa instalação inclue transporte especializado que busca e entrega os animais em suas residências.

No México, pet shop atende somente cães e gatos

A única filial da Puppis no México dedica-se exclusivamente ao cuidado de cachorros e gatos. Lá, é possível encontrar diversos produtos, como alimentos secos, úmidos, petiscos, suplementos, acessórios, itens de higiene e produtos para saúde bucal.

Segundo dados divulgados em 2023, os lares mexicanos abrigam um total de 80 milhões de animais de estimação, dos quais 55% são cães, 20% são gatos, e o restante compreende outras espécies.

Número de cães e gatos nos países

Número de pets
Foto: Panorama PetVet/Fontes: Euromonitor, Abinpet, Kantar Worldpanel, La Nación e Enbiare 2021
PUPPIS
Fundação: 1996
Número atual de lojas: 68 (39 na Argentina, 28 na Colômbia e 1 no México)
Número de colaboradores: em torno de 500

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS

error: O conteúdo está protegido !!