O Brasil é o quarto país no mundo com mais animais de estimação e indústria está cada vez mais apostando em uma cadeia de produção sustentável.
O IBGE estima que 53 milhões dos lares brasileiros têm pelo menos um pet. São cerca de 50 milhões de cães e 22 milhões de gatos e o brasileiro gasta, em média, R$ 200 por mês com animal de estimação.
Segundo o programa CBN Sustentabilidade, da jornalista Rosana Jatobá, trata-se de um mercado que tem procurado se alinhar às práticas sustentáveis por meio da inovação, ‘desde a captação de insumos, até o descarte final dos produtos’.
Iniciativas que impactam a cadeia de produção sustentável
Uma das iniciativas mais impactantes para a cadeia de produção sustentável é a transformação na forma de fazer o brinquedo dos bichinhos com materiais como o bambu, mais resistente. Roupas de algodão orgânico e cosméticos sem parabenos são outras tendências.
A preocupação do setor é diminuir a presença de plásticos, químicos e até eliminar os transgênicos e agrotóxicos dos produtos. Inclusive, marcas de alimentação natural trabalham com embalagem de vidro retornável.
É um movimento que já vem refletindo nas vendas, com empresas que adotaram essa postura e tiveram crescimento de 10% no faturamento anual. A estimativa é de crescimento de 20% nos próximos dois anos.
Fonte: Redação Panorama PetVet