As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

A importância da higiene bucal para os animais de estimação

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

A importância da higiene bucal para os animais de estimação

Se você é um tutor antenado, certeza que tem à mão as datas certinhas para vacinar e aplicar vermífugos em seu amigo de quatro patas. Mas você sabe qual foi a última vez que escovou os dentes do seu bichinho?

A higiene bucal dos pets é essencial, sendo capaz de prevenir doenças e complicações na saúde. E esse deve ser um cuidado diário. “Os tutores devem incorporar a escovação como hábito diário ou pelo menos a cada três vezes na semana, intercalando com o uso de outros produtos de manutenção da saúde bucal”, comenta Franciele Fraiz, médica veterinária da DrogaVET.

Como tornar a higiene bucal do seu pet mais fácil?

Não são todos os bichinhos que aceitam com facilidade a escovação. Uma tática para tornar esse momento mais fácil é dar recompensas pelo bom comportamento, como carinho, petiscos e até um passeio.

Siga nosso Instagram

Outra hipótese é apostar em um creme dental saborizado. No varejo pet, é possível encontrar versões com sabor de menta, morango, cereja, carne e até bacon.

Apesar de existirem outros produtos, como filme oral e lenços umedecidos, Franciele destaca que nada substituiu a escovação. “A escovação dos dentes é responsável por fazer a remoção mecânica dos resíduos alimentares e biofilmes bacterianos depositados diariamente na superfície dos dentes e sob a gengiva. Os demais produtos podem ser utilizados de forma complementar para garantir uma limpeza ainda melhor”, aponta.

Saúde sofre no geral

Segundo Franciele, a grande maioria dos pets adultos sofre com as consequências da falta de higiene bucal. “A doença periodental é uma das enfermidades mais frequentes entre cães e gatos. Estudos de caso da rotina clínica indicam que ela afeta mais de 80% dos pets adultos”.

Uma vez que uma inflamação se instala na boca, ela não traz prejuízos só para a região. Até mesmos os rins sofrem com os efeitos da não escovação.

Fonte: Panorama Pet Vet

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS