Fazer carinho em cachorro é uma das melhores formas de aproximação entre o humano e o animal. Na maioria das vezes, é uma porta de entrada para o que pode se tornar uma relação totalmente amigável e amorosa, seja você o tutor principal ou apenas um novo amiguinho do cão.
Fato é que grande parte dos pets gosta de carinho e o aceita sem problema algum. Certas raças, mais facilmente, outras, menos abertas a isso. Mas no fundo, quando o animal se sente confortável para passarem a mão nele, não há nada que impulsione um desgosto. Pensando nisso, existem lugares mais e menos aceitáveis para se fazer carinho em cachorro. Você sabe quais são os principais? Confira abaixo tudo sobre o assunto e lembre-se, pode ser uma ótima porta de entrada para conquistar um doguinho.
Benefícios do carinho em cachorro
Fazer carinho em cachorro vai muito além de apenas passar a mão nos pelos do pet e acariciá-lo. No caso dos humanos, essa ação tem um poder psicológico maior do que se imagina, e é considerada uma terapia alternativa valiosa para diminuir transtornos como a depressão e a ansiedade. Isso porque o carinho e o compromisso com o cão motivam a pessoa a continuar independentemente do problema. Não é novidade para ninguém que os pets sentem as emoções do tutor.
O vínculo entre o humano e o cachorro só cresce conforme é dado mais carinho. Esses animais são emocionais e amam contato físico, ficando sempre realizados com os mínimos cuidados da família. Além disso, é comprovado que ficar ao lado do animalzinho fazendo carinho reduz o estresse, consequentemente sanando problemas de saúde como na regulagem da pressão arterial.
Sabendo que os benefícios de fazer carinho no seu pet são ótimos tanto para o tutor quanto para ele, use e abuse dessa prática. Porém, é necessário sempre levar em consideração o momento para não ter maiores problemas: não faça após alguma ação incorreta do animal, para que não pense estar sendo presenteado por algo inadequado, e nem quando há indícios de que o cachorro vai morder, para não correr risco de ser machucado.
Melhores lugares para fazer carinho em cachorro
Para fazer carinho da melhor forma é necessário saber onde o cachorro gosta de receber. Não necessariamente todos os cães gostarão do mesmo lugar, já que cada um tem uma personalidade diferente e pode gostar de ser acariciado em alguma parte do corpo em específico. Porém, sempre tem aqueles pontos que todos ficarão feliz em receber.
Atrás da orelha, geralmente, é um dos principais lugares para se fazer carinho. Na barriga, no peito, e até nas axilas e nas patinhas eles podem amar. Isso porque é na pata onde o animal carrega a tensão do corpo e o esforço que fazem nas atividades diárias, e qualquer carinho ou massagem na região pode os deixar muito bem.
Fazendo carinho em um cão desconhecido
Você, apaixonado por animais e que gosta de fazer carinho em qualquer cãozinho que vê na rua, é necessário tomar alguns cuidados para isso. Não dá para saber nunca como o pet reagirá, se ele é manso, bravo, tem alguma doença, entre outros. O primeiro passo é questionar o tutor se o animal permite a aproximação, se é dócil e gosta de carinho.
Dado o próximo passo, durante a aproximação com o cachorro desconhecido a pessoa deve ficar na altura do animal para não demonstrar ameaça. Ainda com uma certa distância, vá deixando o cão chegar perto de pouco em pouco. Dessa forma, você evita qualquer intimidação que o pet pode sentir ao chegar.
O carinho deve ser iniciado com o dorso da mão, e inicialmente o animal irá cheirá-la (cuidado para anão mostrar a palma da mão para ele não se sentir ameaçado). Com isso aceito, o carinho pode iniciar normalmente e, com certeza, o amiguinho ficará muito feliz e satisfeito.