* Marcia Arbache, especial para o Panorama PetVet
A maior rede de franquias pet dos Estados Unidos mantém planos ambiciosos para elevar sua competitividade. Com mais de 700 lojas em 41 estados norte-americanos, a Pet Supplies Plus (PSP) prevê, a partir de 2025, a abertura de 80 pontos de venda por ano, segundo informações da GlobalPets.
A história da Pet Supplies Plus é o tema da décima reportagem da série do Panorama PetVet sobre os principais varejistas do setor pet mundo afora. Fundada em 1988 por Jack Berry e Harry Shallop, no estado de Michigan, o então pet shop independente iniciou incursão pelo mercado de franquias no ano seguinte. Em 1995 já havia expandido a operação para 100 unidades. O bem-sucedido modelo de negócios chamou a atenção de grupos de private equity. Em 2010, o Irving Place Capital adquiriu a empresa, vendida, oito anos depois, ao Sentinel Capital.
Em 2020, o Franchising Group vislumbrou o grande potencial de crescimento da indústria pet no país, em razão do incremento de vendas verificado em plena quarentena da Covid-19. A pandemia levou tutores a estocarem alimentos para seus pets, o que fez crescer o volume de vendas no setor. Por outro lado, algumas companhias, como a Pet Valu, viram-se forçadas a fechar lojas.
Foi a oportunidade para que a PSP incorporasse à sua rede 40 pontos de venda da concorrente em sete estados – Indiana, Kentucky, Maryland, Nova Jersey, Ohio, Pensilvânia e Virginia.
Avaliado em US$ 700 milhões, o acordo do Sentinel Capital com o Franchising Group foi oficializado em 2021. A rede, dias antes do anúncio da transação, havia obtido o reconhecimento da Entrepreuner Magazine como a 21ª entre as 500 franquias de maior crescimento nos Estados Unidos.
Maior rede de franquias pet dos EUA tem serviço de banho e tosa diferenciado
A maior rede de franquias pet dos Estados Unidos investe em produtos e serviços diferenciados para cães, gatos, pássaros, peixes e répteis. Uma estratégia eficaz foi a aquisição, em 2022, da Wag’N Wash – especializada em tosa, tratamento dos pelos, limpeza de orelhas, corte de unhas e outros procedimentos estéticos.
A parceria com a DoorDash, plataforma online para entrega de alimentos, foi outro pulo do gato. As encomendas chegam ao destino no mesmo dia da compra para clientes assíduos e cadastrados, sem qualquer custo. A PSP é detentora também da Redford Naturals, marca de rações para animais, disponível apenas em sua rede de lojas próprias e franqueadas.
Embora tenha presença nacional, o conceito de loja de bairro é o motor de expansão da marca. O design simplificado facilita a circulação no espaço e os franqueados oferecem aos tutores o melhor serviço possível. Para isso, contam com suporte para compras, centros de distribuição – o principal está localizado no estado de Indiana – e marketing. Eles também têm liberdade para oferecer produtos específicos em suas lojas, dispensando à vizinhança um atendimento personalizado, reconhecido como a “cara” da empresa na comunidade.
Hoje, a melhor performance de empresa, nas palavras de Rowland, está nos serviços de groomer e pet wash, com taxa de crescimento de 20% ao ano. A venda de raçoes para cães e gatos cresce a percentuais de um dígito anualmente. Em 2023, com a queda no número de adoções de pets, houve recuo nas vendas de camas, canis, caixas e coleiras, itens da categoria de bens duráveis.
A PSP chegará, ainda este ano ao Pacifico Noroeste e Costa Oeste. Para os próximos cinco anos, o objetivo é alcançar 48 estados, entre os quais Novo México e Oklahoma.
Pet Supplies Plus Fundação: 1988 Sede: Livonia, Michigan (EUA) Lojas: 700 Faturamento: US$ 1,7 bilhão (R$ 9,2 bilhões) |