As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Lágrima ácida: o que é e como tratar?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

lágrima ácida

Se você já notou manchas marrons e úmidas ao redor dos olhos do seu pet, pode ser que ele esteja lidando com um problema conhecido como lágrima ácida. A seguir, saiba o que é isso e o que fazer para garantir o bem-estar do seu companheiro peludo.

O que é lágrima ácida? 

Também conhecida como epífora, a lágrima ácida afeta muitos animais de estimação, especialmente cães de raças pequenas e de pelagem clara.

Esse problema ocorre quando as lágrimas não são drenadas corretamente pelos dutos lacrimais do bicho e acabam se acumulando ao redor dos olhos.

Essas lágrimas acumuladas podem conter substâncias como ácido láctico, ferro e bactérias, podendo causar manchas marrons nas áreas ao redor dos olhos e até mesmo irritar a pele do animal.

Causas da lágrima ácida em pets 

Anatomia facial: alguns pets, especialmente aqueles com rostos curtos e focinhos achatados, podem ter uma anatomia facial que contribui para o acúmulo de lágrimas ao redor dos olhos.

Produção excessiva de lágrimas: algumas raças de cães, como maltês, shih-tzu e poodle, são propensas a produzir uma quantidade excessiva de lágrimas, o que pode sobrecarregar os dutos lacrimais e levar ao acúmulo de lágrimas ao redor dos olhos.

Infecções e problemas oculares: infecções oculares, irritações e problemas oculares subjacentes, como olho seco e conjuntivite, também contribuem para o desenvolvimento da lágrima ácida em pets.

Alimentação e higiene: por último, a alimentação e a higiene do animal desempenham um papel importante no desenvolvimento da lágrima ácida. Por isso, evite dietas ricas em corantes e conservantes artificiais e limpe ao redor dos olhos dos pets.

Como tratar a lágrima ácida 

Higienize suavemente as áreas ao redor dos olhos do seu pet. Mas lembre-se: antes de fazer isso, pergunte ao veterinário de confiança qual produto passar. O especialista também pode recomendar o uso de colírios ou pomadas oftálmicas para curar infecções, caso seja necessário.

Ofereça alimentos ricos em nutrientes e livres de corantes e conservantes artificiais para o seu bichinho. Isso contribuirá para que ele tenha uma vida mais saudável.

Em casos extremos, ou seja, quando a lágrima ácida não responde ao tratamento convencional, pode ser necessário considerar procedimentos cirúrgicos.

Orientação final 

Suspeitou que seu pet está sofrendo de lágrima ácida? Consulte um veterinário para obter um diagnóstico preciso e com isso um tratamento personalizado.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS