
Um incêndio em um tradicional mercado de rua em Bangkok, capital da Tailândia, resultou na morte de cerca de mil animais e destruição de pelo menos 100 lojas.
O incidente no mercado de Chatuchak começou por volta das 4h10 (horário local, 18h10 em Brasília) e danificou aproximadamente 1.400 metros quadrados, segundo uma inspeção preliminar. Os proprietários ficaram desolados, e “vários estavam chorando”, conforme relato da BBC.
As autoridades acreditam que o incêndio foi causado por um curto-circuito, mas a causa ainda está sob investigação. Equipes de resgate foram mobilizadas para minimizar os danos. Os animais, presos, morreram queimados ou sufocados pela fumaça. O fogo atingiu pássaros, cachorros, gatos, cobras, peixes, coelhos, ratos e lagartos.
“Quando cheguei, tudo tinha desaparecido”, disse uma das proprietárias de lojas. Amporn Wannasut, de 42 anos, vendia tartarugas, pítons e serpentes-rei, entre outros répteis, como animais de estimação. “Não pude fazer nada porque estava escuro lá dentro. Não pude ajudá-los”, relatou à BBC. “Temos que recomeçar do zero, mas não sei como. Congelei algumas das cobras mortas para que possamos calcular quanto [dinheiro] perdemos.”
O mercado é criticado pelas péssimas condições em que os animais são mantidos para venda, muitos deles provenientes do tráfico internacional de animais.
Chatuchak é o maior mercado da Tailândia e um ponto turístico que atrai cerca de 200 mil turistas todos os sábados e domingos. Com mais de 15 mil barracas de roupas, comidas, bebidas e animais.