A indústria pet nos EUA tem sido impulsionada pela relação cada vez mais estreita entre humanos e animais de estimação. No entanto, o setor também enfrenta desafios, como a inflação e o aumento dos custos com alimentação e saúde animal, fazendo com que os tutores reavaliem seus gastos sem comprometer o bem-estar de seus companheiros.
Crescimento da população de animais de estimação
Assim como em outros países, a posse de animais de estimação nos Estados Unidos atingiu o pico durante a pandemia de covid-19, mas estabilizou. Agora, 63% dos lares possuem um pet. Segundo uma pesquisa da IBISWorld de maio de 2024, há aproximadamente 196,9 milhões de pets nos EUA, incluindo cães, gatos, pássaros, peixes, répteis e pequenos mamíferos.
Os animais de domésticos são vistos como membros da família, com 84% dos donos de cães considerando seus pets como filhos, conforme dados de uma pesquisa da Talker Research. Consequentemente, muitos priorizam os gastos com seus animais de estimação do que com outras despesas pessoais.
Gastos com animais de companhia e expansão do e-commerce
Os custos associados à posse de animais de estimação aumentaram significativamente. As despesas veterinárias chegaram a US$ 624 por ano, levando muitos proprietários a buscar alternativas como aplicativos de cuidados para pets. Viagens também são ajustadas para acomodar os animais, com 55% dos donos alterando seus planos e 47% levando seus cães em viagens de pelo menos duas noites.
A inflação impacta fortemente os gastos com pets: 90% dos donos de animais afirmam que os aumentos de preços afetam suas despesas. Com o custo de alimentos para pets aumentando 18,1% nos últimos cinco anos – chegando a um crescimento de 44,3% em Vermont –, alguns donos até consideraram abrir mão de seus animais de estimação. Ainda assim, segundo um levantamento da Empower, 2 em cada 5 americanos afirmam que seus pets os inspiram a manter melhores hábitos financeiros, gastando em média US$ 1.355 por ano.
Expansão da indústria
A indústria de animais de estimação deve movimentar US$ 150,6 bilhões em 2024, um crescimento de mais de 2% em relação a 2023. O aumento se deve à demanda por produtos e serviços premium, como rações especializadas, brinquedos, produtos de higiene e serviços veterinários. Além disso, a compra online é a favorita entre os americanos. Os donos de animais estão optando por ela para evitar deslocamentos (65%), economizar tempo (55%) e encontrar melhores preços (56%).
Importância das importações e exportações
De acordo com a Global Pets, os EUA desempenham um papel significativo no mercado global de produtos para pets. Em 2024, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) destinou US$ 300 milhões para fomentar a exportação para regiões de alto crescimento, incluindo África, América Latina, Caribe e Sul e Sudeste Asiático, demonstrando a importância do comercio internacional na indústria de animais de estimação.
No entanto, as exportações de alimentos para pets caíram 3% em 2023, atingindo US$ 2,4 bilhões, devido à demanda reduzida na Ásia. O Canadá continua sendo o principal importador de produtos pet dos EUA.