
Você é apaixonado por gatinhos? Então hoje é o dia perfeito para demonstrar todo o seu amor por esses pets: 4 de junho é celebrado como o Dia de Abraçar Seu Gato. Não se sabe ao certo a origem dessa homenagem, mas, independentemente do motivo, toda oportunidade de fazer carinho em felinos é bem-vinda!
Dia de Abraçar Seu Gato: 6 sinais de que o pet está demonstrando carinho
Gato ronronando
Você sabia que o ronronar é uma forma de comunicação dos gatos, usada desde filhotes para criar laços com a mãe e os irmãos? Quando seu gato ronrona perto de você, é um sinal de que está feliz com a sua presença, e pronto para receber carinho.
Sentar ou deitar no colo do tutor
Gatos são conhecidos por serem mais independentes, então qualquer demonstração de afeto pode surpreender. Se o seu gatinho se aproxima devagar, senta ou deita no seu colo e ainda faz a famosa “massagem”, também chamada de “amassar pãozinho”, é porque ele confia em você.
Gato piscando lentamente para você
Já percebeu seu gato piscando devagar para você? Esse gesto, conhecido como “olhar de gato”, é uma maneira sutil de demonstrar afeto. É como se ele estivesse mandando um “beijinho” ou dizendo que confia em você.
Gato esfregando a cabeça no tutor
As famosas “cabeçadinhas” durante uma sessão de carinho são normais e significam que o gato reconhece você como parte do grupo dele. Mas atenção: se esse comportamento se tornar excessivo ou diferente do normal, pode ser um sinal de desconforto ou dor. Nesse caso, procure a avaliação de um veterinário de confiança.
Gato seguindo pela casa
Se você é tutor de gato, provavelmente já percebeu que ir ao banheiro sozinho se tornou impossível. Seguir o tutor pela casa é uma forma de demonstrar carinho e querer estar perto. Além disso, o gato pode estar tentando comunicar algo.
Gato mostrando o bumbum
Pode parecer estranho, mas tutores experientes sabem: mostrar o bumbum é uma forma de comunicação natural entre os gatos. Esse comportamento serve para cumprimentar, trocar informações e demonstrar confiança e carinho.