As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Coelho pode ser animal de estimação?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

Animal de estimação
Foto: Freepik

Por serem animais de pequeno porte, dóceis e muito fofos, os coelhos podem ser verdadeiros companheiros, assim como cachorros, gatos, pássaros e outros animais de estimação. No entanto, apesar do tamanho reduzido, eles exigem cuidados específicos. A seguir, veja os benefícios de adotar esse bichinho, mesmo que não seja tão comum como animal doméstico.

Por que ter o coelho como animal de estimação?

São silenciosos

Não quer incomodar os vizinhos com barulho? Com os coelhos isso não é problema: são animais geralmente silenciosos, até mesmo quando estão sozinhos.

Variedade de raças

Existem mais de 45 raças de coelhos, variando entre pequeno, médio e grande porte. Isso permite que você escolha o tamanho mais adequado para sua residência.

Ocupam pouco espaço

Os coelhos conseguem viver em casas e apartamentos menores, mas precisam de espaço suficiente para brincar e se movimentar. É importante mantê-los longe de fiações elétricas e produtos de limpeza. Além disso, o viveiro deve ter um tamanho adequado, considerando o porte e a raça do coelho, e deve ser mantido sempre limpo.

São independentes

Os coelhos conseguem ficar longos períodos sozinhos, desde que tenham condições adequadas e com os acessórios ideais, como bebedouro, comedouro, feno e brinquedos.

Banho

Os coelhos se encarregam de realizar sua própria higiene, mas é recomendado escová-los regularmente para retirar restos de fezes e poeira.

São carinhosos

Extremamente carinhosos, os coelhos se apegam facilmente ao tutor. Assim como muitos outros bichos, eles respondem a chamados e gostam de ficar no colo.

Você sabia que existe adoção de coelhos?

E não pense que apenas cachorros e gatos são deixados para adoção. No caso dos coelhos, os maiores índices de abandono ocorrem na época da Páscoa. Muitas pessoas os compram como presentes, mas após o período festivo, devolvem, abandonam ou entregam a terceiros.

Felizmente, existem ONGs e grupos de proteção animal que resgatam coelhos abandonados e promovem a adoção por tutores responsáveis e amorosos.

Para adotar um coelho, é necessário que os tutores tenham o perfil adequado, expliquem claramente o motivo de seu interesse e garantam aos animais saúde, segurança, qualidade de vida, alimentação, abrigo acolhedor e bem-estar físico e psicológico.

Gostou da ideia de adotar um coelho? Clique nos links abaixo para mais informações:

Adote um Orelhudo! – Resgate e Adoção de Coelho

GAC Grupo de Apoio aos Coelhos

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS

error: O conteúdo está protegido !!