Mais uma cidade brasileira abre as discussões sobre a implantação da Farmácia Popular para pets. Agora, uma proposta em discussão na Câmara Municipal de São Luís (MA) visa a facilitar o acesso de famílias de baixa renda a medicamentos e insumos veterinários para seus animais de estimação.
Segundo o projeto de lei (PL) nº 0113/2024, de autoria do vereador Pavão Filho (PSB), serão beneficiários do programa pessoas que moram na capital maranhense, estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal e comprovem renda familiar mensal per capita igual ou inferior ao salário mínimo atual de R$ 1.412. A gestão e fiscalização do programa serão de responsabilidade dos órgãos competentes da administração municipal.
Além da comercialização de antibióticos, antiparasitários, vacinas, analgésicos e antiinflamatórios a preços acessíveis, a medida visa a diminuir o abandono animal e incentivar a prevenção de doenças zoonóticas. “O alto custo desses itens é um obstáculo para famílias garantirem o devido cuidado aos pets, independentemente da condição financeira”, argumenta o vereador.
Farmácia Popular para pets acompanha uma tendência
Uma recente pesquisa confirma que a Farmácia Popular para pets acompanharia uma tendência do mercado pet. Estudo da Opinion Box, que entrevistou 1.384 tutores de todos os estados e do Distrito Federal, revelou que medicamentos e vacinas tiveram predomínio recorde na cesta de gastos no primeiro trimestre de 2024.
São Paulo tem primeira farmácia veterinária gratuita
No início de abril, o maior estado brasileiro ganhou sua primeira farmácia veterinária gratuita. O estabelecimento está situado em São Caetano do Sul, município da região do ABC, e funciona juntamente com a Escola de Saúde e Bem-Estar Animal. Em 2023, a capital paulista já havia inaugurado o primeiro Hospital Veterinário Municipal e a primeira Unidade Básica de Saúde Animal da região.