Você é tutor de cão? Se sim, já deve ter visto seu cachorro vomitando. Essa situação pode causar preocupação, mas é interessante saber que o vômito pode ocorrer por diferentes motivos, desde causas simples até problemas mais graves de saúde.
Cachorro vomitando: 6 situações mais comuns
Vômito amarelo
De acordo com o Inova Veterinária, esse tipo de vômito é uma forma de defesa do organismo. Nesse caso, o veterinário deve examinar o pet, pois esse problema pode ter diferente causas, incluindo alteração no fígado, estômago vazio, ansiedade e dor.
Vômito verde
O vômito verde é causado pelos mesmos motivos do vômito amarelo. Porém, essa coloração esverdeada indica maior quantidade de bile, enquanto a amarela indica menos. Isso ocorre quando o cão vomita diversas vezes. Mas é importante levar o animal para ser avaliado.
Vômito com espuma branca
Esse tipo de vômito pode ser causado por intoxicação alimentar, náusea, indigestão, refluxo, infecções ou inflamações no estômago ou intestino e doenças mais graves.
Vômito com sangue
Essa situação é uma das mais preocupantes. Assim que identificar a presença de sangue, busque ajuda de um profissional, pois o vômito com sangue pode estar associado a lesões internas, ingestão de objetos pontiagudos, verminose, coagulopatia, doença do carrapato, câncer, infecções e parvovirose.
Vômito marrom
Esse tipo de vômito é bem comum, mas é importante observar se o cãozinho não está comendo suas próprias fezes. A coprofagia (nome técnico para comer fezes) é um problema bastante comum causado por atos comportamentais, como ansiedade e necessidade de atenção.
Vômito e diarreia
O vômito com diarreia está associado a intolerância alimentar. Algumas doenças como giárdia, cinomose e parvovirose também apresentam esse sintoma e a vacinação é a melhor forma de prevenção.