É bastante comum que os cães fiquem ansiosos e extremamente agitados no momento da refeição. Mas, mesmo que esse comportamento seja comum, é preciso que o tutor fique alerta à velocidade com que o cachorro come.
Seu cachorro come muito rápido? Entenda os riscos
Você deve tomar muito cuidado se seu cão tenta comer antes da refeição terminar de ser servida, avança no alimento com muita voracidade, come tudo em poucos segundos ou engole sem mastigar.
Essa alimentação apressada pode acarretar riscos ao bem-estar dos animais, como engasgos e problemas gástricos, podendo causar diarreias, regurgitação e um aumento na produção de gases.
Em casos mais extremos, a pressa também pode levar à dilatação gástrica e torção do estômago, condição fatal se não for diagnosticada rapidamente, especialmente em cães de grande porte.
Nos gatos, o mais comum é a alimentação lenta em pequenas porções. Mas é importante estar atento se o felino apresentar agitação ao se alimentar.
Possíveis causas da pressa
Segundo a professora Maria Clorinda Soares, da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás, esse comportamento é comum entre os cães, mas pode estar associado a questões emocionais e ambientais.
“Os animais acabam refletindo muito o comportamento que eles têm no entorno deles. Se o cão já está em um lar onde existe ansiedade e um ritmo frenético, inevitavelmente isso também vai se refletir no animal”, afirma em entrevista ao portal UOL.
Fatores como a predisposição por raça, porte e idade também podem influenciar o desenvolvimento de hábitos alimentares exagerados.
Filhotes de raças de caça como labrador, golden retriever e beagles têm mais tendência a esse comportamento. O uso de medicamentos também pode influenciar na alteração do apetite do animalzinho.
Além disso, a pressa na hora de comer também pode ser um indicativo de outras doenças como diabetes, obesidade, hipertireoidismo e sindrome de cushing.
Como ajudar seu cãozinho
- Investigue as causas desse comportamento com um médico veterinário;
- Faça mudanças na rotina do pet para reduzir a ansiedade e o estresse;
- Aumente o tempo e a quantidade de passeios;
- Determine um horário fixo para servir a refeição;
- Não use o mesmo comedouro para mais de um animal;
- Distribua a ração em porções ao longo do dia.