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Veterinária

Black Friday 2024: o que é proibido nas publicidades veterinárias

Caroline Gomes
Por Caroline Gomes
23 de novembro de 2024
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    black friday
    Foto: Freepik

    No período de fim de ano, em especial na Black Friday, as promoções são comuns no comércio e em segmentos de serviços. Embora possa ser uma excelente oportunidade para atrair clientes, médicos veterinários devem estar atentos, pois, segundo o Código de Ética da profissão, não é permitido realizar promoções que ofereçam seus serviços gratuitamente.

    Segundo informações do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV-SP), serviços como vacinação, consultas, castrações e exames jamais devem ser oferecidos neste contexto. Esta prática configura falta ética e desvaloriza a classe perante a sociedade.

    Silvana Basaglia, coordenadora do setor de Ética Profissional do conselho regional, informa que essas denúncias de publicidade irregular são as mais comuns nesta época.

    “Normalmente, ao recebermos denúncias relacionadas à Black Friday, constatamos que algumas publicações promovem preços e/ou serviços específicos de maneira gratuita, o que contraria o Código de Ética do Médico-Veterinário (Resolução CFMV nº 1138/2016, artigo 14), classificando-as, portanto, como publicidade irregular”, diz.

    De acordo com conselheira do CRMV-SP e proprietária de uma clínica veterinária, Nicole Casara, uma dica para evitar correr atrás de clientes no final do ano é manter uma busca ativa contínua.

    “É essencial manter o prontuário do animal sempre atualizado com todas as vacinas e, ao mesmo tempo, informar os tutores sobre as que estão prestes a vencer. É importante ainda oferecer outros serviços fundamentais, como tratamento odontológico, exames de sangue, avaliações cardíacas preventivas e ultrassonografias. Essa atitude não só contribui para a saúde do animal, mas também ajuda a fidelizar os clientes ao longo do ano”, ressalta.

    Black Friday: propagandas com promoções e descontos são proibidas 

    O profissional deve garantir que o conteúdo divulgado é cientificamente comprovado, validado, pertinente e de interesse público. Além disso, os materiais não podem conter a informação expressa de valores cobrados pelos serviços ou formas de pagamento, assim como as chamadas do tipo: “promoção”, “desconto” ou “gratuito”.

    As formas de pagamento podem ser divulgadas apenas por meio de placas ou tabelas localizadas internamente nos estabelecimentos. A divulgação de preços e promoções em serviços veterinários trata-se de uma violação ética.

    Abaixo, exemplos de práticas proibidas pelo Código de Ética do Médico-Veterinário:

    • Oferecer serviços como forma de premiação;
    • Divulgar valores de serviços e formas de pagamento;
    • Realizar promoções e descontos em serviços.
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