Animais de estimação podem ajudar na prevenção de alergia alimentar?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

alergia alimentarConviver com animais de estimação pode diminuir o risco de a criança desenvolver alergia alimentar? Dra. Lucila Camargo Lopes de Oliveira, Coordenadora do Departamento Científico de Alergia Alimentar da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), conta que para se fazer esse tipo de associação é necessário um estudo de grande abrangência.

A médica explica sobre a Teoria da Higiene: “A teoria diz que o excesso de limpeza ou o pouco contato com micro-organismos faz o sistema imune desviar para o desenvolvimento de alergias, ao invés de se concentrar na defesa”.

Dra. Lucila comenta ainda que o contato com micro-organismos presentes nos pets ajudaria na regulação imunológica, enquanto condições de muita limpeza, quer seja por não ter pets, nascer de cesariana (sem contato com micro-organismos do canal vaginal), uso indiscriminado de antibióticos, por exemplo, favoreceriam o desenvolvimento de alergias.

“Cães, gatos e outros animais podem ser fontes de alergias, incluindo os sintomas de alergias respiratórias. Mas, geralmente só se recomenda evitar o contato para quem já é alérgico. Como prevenção para quem não tem alergias, não há essa restrição. E gosto de ressaltar que pets podem ser interessantes para desenvolver empatia, responsabilidade, são fontes de afeto e ajudam a diminuir a ansiedade”, enfatiza a Coordenadora de Alergia Alimentar da ASBAI.

De 15 a 19 de maio acontece a Semana de Conscientização de Alergia Alimentar. Nas redes sociais da ASBAI é possível acessar muitas informações sobre o tema.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS