Você sabe dizer se seu pet realmente gosta de você? A seguir, saiba como identificar a linguagem do amor de cães e gatos.
Sinais que o cachorro gosta de você
Cada animal tem uma personalidade única e uma maneira própria de demonstrar seus sentimentos. “Algumas raças são mais próximas ao ser humano, então demonstram afeto com contato físico, enquanto outras têm formas diferentes de expressar afeição”, explicou Thiago Vendramini, professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, em entrevista ao portal UOL.
Embora os cães não possam dizer “eu te amo” ou “obrigado”, eles têm maneiras de demonstrar carinho. Os sinais mais comuns são: chamar para brincadeiras ou passeios, lamber, olhar nos olhos do tutor, dormir por perto e pedir carinho.
No entanto, gestos como abanar o rabo ou fazer “festinha” ao ver o tutor nem sempre são positivos. Em alguns casos, o abanar do rabo pode indicar estresse, e comemorações exageradas ao ver o dono podem sinalizar dependência emocional e ansiedade.
Por outro lado, cães mais reservados ou com menos energia podem demonstrar afeto apenas sentindo confortáveis na presença do tutor, segundo o médico-veterinário Ricardo de Pauli, especialista em comportamento animal.
Como saber se o seu gato gosta de você
Por terem a fama de serem mais frios e distantes, os gatos muitas vezes não agradam a futuros tutores. No entanto, isso é um mito: os felinos são apenas mais independentes e reservados.
Eles também possuem suas formas de demonstrar carinho, como lamber, se esfregar no tutor, deitar no colo, pedir carinho, brincar e trazer “presentes” inesperados, como folhas ou insetos.
Outros sinais de que o gato está confortável com o tutor incluem ronronar ou “amassar o pãozinho” — movimento em que o pet usa as patinhas para afofar o lugar onde vai se deitar. “O gato normalmente faz isso quando está sentindo prazer e está relaxado. Ele também está marcando o ambiente e as pessoas que gosta”, disse o veterinário Ricardo ao UOL.