As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

8 dicas para dar banho em gatos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

BANHO EM GATOS

Dar banho em gatos pode ser uma tarefa um tanto quanto complicada. Isso porque, como já é comum de saber, esse não chega nem próximo de ser o hobby de maior interesse dos felinos. Apesar da distância entre as duas partes, algumas vezes é uma missão necessária e deve ser realizada para um bem maior: a saúde e o bem-estar do gato.

Justamente por isso e para isso, a higiene dos gatos se torna por conta própria. A língua dos felinos conta com filamentos que retiram impurezas e sujeiras presentes na pelagem, além de preservar o corpo contra carrapatos, e por isso que é normal vermos gatinhos se lambendo sem parar. O problema é que, quando a sujeira extrapola, com coisas mais pesadas como tinta ou graxa, é necessário que medidas maiores sejam tomadas, sendo indicado o banho em gatos. Conheça tudo sobre essa tarefa e as melhores dicas para facilitar quando for fazer com seu bichano.

Como dar banho em gatos filhotes?

Desde os primeiros momentos da vida os gatos tem a capacidade de limpar o corpo com a língua. Porém, apesar de comumente dispensáveis durante a fase filhote, o banho em gatos nessa fase pode ser necessário devido às trapalhadas e brincadeiras que o felino pode realizar, já que é a época em que ficam mais atiçados e com maior chance de se sujar.

A toalha úmida pode ser uma opção em casos de pouca sujeira, mas quando a situação piora é recomendado dar banho no gato filhote em uma banheira de bebê, com água morna e shampoo específico. Lembrando que a tosa não é necessária para gatos normais, muito menos para filhotes, que ainda estão com a pelagem em desenvolvimento. Também não é o mais indicado secar o gato com secador, por conta do vento forte e do alto barulho que podem assustar o filhote. Dar banho em gatos filhotes em dias quentes é uma ótima ideia, para que sequem mais rápido naturalmente.

O primeiro banho da vida de um gato pode ser realizado seguramente apenas quando o animal estiver com o quadro de vacinas completo, contando a antirrábica (última). É possível que aconteça aproximadamente aos 4 meses de idade.

8 dicas para dar banho em gatos

Essa missão pode ser complicada caso seu gato não seja acostumado em tomar banho desde as primeiras possibilidades. Apesar da dificuldade, é indicado que o banho em gatos seja realizado no intervalo de 45 a 60 dias. Sabendo disso, confira as principais dicas para facilitar na limpeza de seu amiguinho.

  1. Apare as unhas do gato alguns dias antes de realizar o banho para que ele não te arranhe. Caso ele goste de ser escovado, o distraia nesse momento para cortar suas unhas e tirar o excesso de pelo.
  2. Realize em um momento quando o gato estiver cansado, preferencialmente ao fim do dia ou após ele brincar bastante. Fazer brincadeiras pode ser uma bela forma de ambientá-lo para que aceite mais facilmente tomar banho, colocando brinquedos na banheira vazia e encher aos poucos para que a associação seja feita.
  3. Dê banho em banheiras, não em box ou pia.
  4. Feche as portas para que o ambiente fique mais aceitável ao gato, e também de forma que fique mais fácil de pegá-lo caso fuja da banheira.
  5. Utilize luvas, mangas compridas e roupas que possam ser rasgadas em casos de revolta do felino, especialmente roupas velhas.
  6. Peça ajuda a alguém que também possa ajudar a dar banho em gatos. A tarefa fica mais fácil em dois, já que um segura e o outro lava.
  7. O banho deve começar a partir do pescoço, seguindo em direção ao crescimento dos pelos. Tenha máximo cuidado com boca, nariz, olhos e ouvidos, podendo utilizar tampões de algodão no ouvido para não entrar água. Use o pano úmido para limpar o rosto.
  8. Seque o gato com uma toalha seca e bem macia, de forma que fique o mais confortável para o felino. Gatos com pelos longos precisam de bastante cuidado para os fios não embolarem. Vá escovando o animal conforme a secagem, e se ele aceitar utilize o secador. Já para os de pelo curto, pode se utilizar apenas a toalha com mais tranquilidade, mas mesmo assim, atenção.

Posso utilizar shampoo para dar banho em gatos?

Antes de decidir isso é necessário perguntar ao médico veterinário qual o mais adequado. Mas, sim, existem shampoos específicos para se dar banho em gatos. É importante se atentar a saúde de seu gato, principalmente se ele tiver alguma alergia, condições aleatórias ou problemas de pele que possa ser prejudicado com uma indicação não adequada. Evite produtos com aromas muito marcantes, que podem acabar problematizando com o olfato do pet.

O banho gera algum risco para os felinos?

O banho em gatos pode gerar riscos se faltar coerência na hora de realizar. Preste atenção sempre na temperatura da água, nem muito quente nem muito fria. A primeira opção pode gerar dermatites. Sabendo disso, utilize sempre água morna banho de seu animal. Também mantenha objetos cortantes ou que possam machucar distantes da área de atuação, para que o gato não corra o risco de se machucar em uma possível fuga.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS