5 alimentos proibidos para gatos

alimentos proibidos para gatos

Você tem ideia de quais são os alimentos proibidos para gatos? São aquelas comidas que ele não pode nem chegar perto, pois terá prejuízo em sua saúde de alguma forma. É complicado pois a hora de alimentação é uma das favoritas dos felinos, porém, é necessário saber exatamente o que pode e o que não pode ser oferecido ao pet. Por exemplo, há tutores que dão guloseimas e doces para o gato. Como saber que isso é bom?

Alimentos proibidos para gatos têm esse caráter pois causam riscos de intoxicação, sendo perigosíssimos aos pets. O problema é que, muitas vezes, a família do animal pode nem imaginar isso. Confira abaixo uma lista com cinco comidas com essa característica e que não podem ser dadas de jeito algum para seu bichano.

Alimentos proibidos para gatos: 5 perigos para seu felino

1. Chocolate

Assim como no caso dos cães, chocolate não pode ser dado para gatos de forma alguma. Apesar de ser um dos alimentos favoritos dos humanos, é um dos proibidos para os felinos. Além disso, também é um dos mais perigosos para os bichanos, já que contam são tóxicos para os gatos e podem carregar sintomas ao animal. Dentre eles, o pet pode apresentar vômitos, problemas cardíacos, convulsões, e até ir a óbito. Não pense em dar, mesmo que em pequenas quantidades.

1. Abacate

Além do chocolate, o abacate também se destaca como um dos principais alimentos proibidos para gatos. Algumas frutas são benéficas e podem ser oferecidas para gatos, mas algumas determinadas devem ficar longe de seu encausto. O abacate é uma delas, já que é tóxica e pode ser muito prejudicial ao pet. O alimento causa riscos, principalmente, à saúde do pâncreas, já que inclui persina em sua composição, substância totalmente nociva.

1. Café

Café não pode ser consumido pelo gato de forma alguma. O tutor pode até pensar “mas quem é que vai dar café para o gato?”, mas, na verdade, não é uma prática descartada pelas famílias de pet. É um dos ingredientes mais presentes nas primeiras refeições do dia, e com isso, o pó do café e tais outras receitas que incluam o item devem estar sempre em locais distantes do animal. O maior risco é que realmente os gatos aprontem alguma travessura e ingiram o café por curiosidade, causando hiperatividade, alterações cardíacas e convulsões, sendo muito prejudicial ao bichano.

1. Carne crua

Mesmo que os felinos sejam animais carnívoros, a carne crua nunca deve ser dada para o animal. O indicado é que esses alimentos sejam dados cozidos, porém, sem os processos de preparo adequados da comida não devem estar próximos ao paladar do bichinho. Apesar de não ser tão dada aos felinos, pode ocorrer do tutor oferecer a carne crua. Nunca dê. Isso pode causar uma intoxicação alimentar, contaminação de Salmonella e até outros tipos de parasita.

1. Leite e derivados

Sim. Apesar de ser muito associado ao dia a dia e às refeições dos gatos, o leite de vaca não deve ser dado para o bichano. Incrivelmente, o líquido faz muito mal para o pet, principalmente aos adultos que são intolerantes à lactose. Ao ingerir o leite de vaca comum, o gatinho pode apresentar alguns sinais leves e graves, incluindo diarreia, vômitos e dor de barriga. Sabendo disso, não apenas o produto deve ser evitado, mas também é ideal que o tutor nunca proporcione ao animal alimentos como iogurte, queijo e derivados da bebida que possam ser prejudiciais para a saúde do pet.